Chávez vai realizar encontro sobre 'terrorismo midiático'
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciou nesta segunda-feira (24) a realização em Caracas, de um encontro latino-americano sobre “o terrorismo midiático”. O evento acontece entre a próxima quinta-feira (27) e domingo (30).
Publicado 24/03/2008 17:25
Em discurso no Palácio de Miraflores, onde presidiu neste domingo um conselho de ministros, Chávez justificou a iniciativa: “É preciso discutir temas como este – já que o terrorismo midiático utiliza os meios de comunicação para gerar guerra, violência, temor e angústia nos povos”.
Segundo o diretor da Agência Bolivariana de Notícias (ABN), Freddy Fernández, participarão do evento jornalistas de 14 países latino-americanos. “O objetivo da atividade é responder às ações empreendidas pela Sociedade Interamericana de Imprensa ao longo dos últimos dez anos, já que foi a ponta de lança da estratégia de dominação pretendida pelos Estados Unidos sobre o continente”, disse Fernández, em declarações citadas pela agência.
Visita
Antes do encontro, Chávez virá ao Brasil, na quarta-feira, para se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e discutir os convênios petrolíferos e agrícolas envolvendo os dois países. Entre os acordos, destaque para o projeto desenvolvido pela Petróleos da Venezuela (PDVSA) em parceria com a Petrobras na refinaria de José Ignacio Abreu e Lima, em Pernambuco, que começou a ser construída em 2005.
O programa agrícola entre o governo venezuelano e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) também será revisado. Chávez ficará no Brasil entre 26 e 28 de março, conforme divulgou a ABN, e dará uma entrevista coletiva nesta terça para informar sua agenda dos próximos dias.