Descaso de Cesar Maia favorece epidemia de dengue
O número de atingidos pela dengue no município do Rio segue crescendo de forma assustadora. Até agora, 30 pessoas já morreram da dengue e quase 25 mil contraíram a doença. Apesar disso, o prefeito Cesar Maia (DEM) continua negando que a cidade esteja enfr
Publicado 24/03/2008 20:20 | Editado 04/03/2020 17:05
Para se ter uma idéia do descaso do prefeito, a frota de carros cedida pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para o combate à dengue está parada em um depósito da prefeitura em Campo Grande. Em 2002, a Funasa entregou 218 carros. Porém, poucos estão sendo usados, outros sumiram e uma boa parte hoje serve de criação do mosquito, pois estão parados em local aberto e retendo água.
Com a falta de ação do poder municipal, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, determinou a criação de um gabinete de crise no Rio de Janeiro para o enfrentamento da dengue no município. Enquanto que no restante do País houve uma queda de 40% na incidência dos casos de dengue neste início de ano, a capital fluminense superou em mais de 100% o número de casos em comparação ao mesmo período em 2007.
Para o Ministério da Saúde um dos problemas no Rio é a baixa implementação das equipes de saúde da família. Atualmente, as equipes de saúde da família cobrem apenas 8% da população do município. Para se ter um exemplo, em Belo Horizonte a cobertura do Programa de Saúde da Família é de 70%.
Calça contra a dengue
Diante da crise, uma das medidas adotadas pela secretaria de saúde do município foi determinar que os alunos de escolas públicas e particulares usem calças compridas e meias, mesmo com sandálias.
Nesta semana também começam a funcionar, na Zona Oeste do Rio, três tendas de hidratação montadas pela secretaria estadual de saúde. Cada uma tem 80 cadeiras para que o doente receba soro na veia. Além de desafogar as emergências dos hospitais, a medida garante a hidratação correta do paciente, uma das maneiras de evitar que a doença se agrave.
As tendas vão funcionar na Unidade de Pronto Atendimento de Campo Grande, na Estrada do Mendanha; na UPA de Santa Cruz, na Avenida Cesário de Melo e em Jacarepaguá, no Retiro dos Artistas.