Minas comemora 86 anos do PCdoB com atividades em diversas cidades
Os comunistas mineiros estarão em festa durante a semana. No dia 25 de março, o PCdoB completa 86 anos de fundação e um dia foi pouco para as comemorações. Entre jantares, panfletagens e atos públicos, cada diretório
Publicado 24/03/2008 18:57 | Editado 04/03/2020 16:52
Na capital mineira, o clima é de festa não só pelo aniversário. Pesquisas recentes atestam o aumento da influência dos comunistas na cidade, seja no crescimento da aceitação da imagem do PCdoB, como nas pesquisas eleitorais, que apontam a deputada federal Jô Moraes em primeira lugar na corrida para a Prefeitura, com 12%.
Duas grandes atividades estão programadas: um ato na Praça Sete, na sexta-feira (28), às 16h; e um grande ato político, na segunda-feira (31), às 19 horas, no auditório do Colégio Santo Agostinho. O ato da segunda contará com a presença do presidente nacional do Partido, Renato Rabelo, e será utilizado também como cerimônia de posse do novo Comitê Municipal, que tem a frente o sociólogo Zito Vieira. Para ele, será um momento de encontrar a militância, para juntos comemorar. São esperadas 450 pessoas.
Zito considera que os resultados positivos que o partido apresenta em Belo Horizonte é fruto do trabalho de décadas da militância. ''Este trabalho que desenvolvemos nos coloca em outro patamar, nos dá mais responsabilidade, pois os desafios são maiores'', acredita. Vieira conta que o prestígio do PCdoB na capital se deve também a liderança de figuras como a deputada Jô Moraes, “que está há décadas militando na nossa cidade”.
Contagem
A direção do PCdoB de Contagem prepara uma série de ações no dia do aniversário. A comemoração começa logo cedo, às 9h, com um ato político na Câmara dos Vereadores. Estarão presentes o deputado estadual Carlin Moura, a direção municipal, além de autoridades políticas e toda a militância do Partido.
Na parte da tarde, a partir das 14h, haverá campanha de distribuição de material comemorativo dos 86 anos em 10 pontos da cidade. O presidente do PCdoB Contagem, Rodrigo Cupim, explica que o objetivo é promover uma ação massiva e divulgar as idéias do Partido junto à sociedade.
De noite, às 19h, uma grande festa aberta ao público promete fechar a rua Noberto Maia, 1183, onde fica a sede do Partido. A organização preparou bolo especial de aniversário, caldos e refrigerante para marcar a data. Toda a população está convidada a participar e celebrar os 86 anos de vida do Partido Comunista.
Cupim avalia que o PCdoB de Contagem hoje está mais forte, dando um salto de qualidade em sua organização e fortalecendo os quadros partidários e também a militância. “Essa ousadia nacional do Partido já está refletida aqui em Contagem”, diz. “Nossa base é cada vez mais jovem e estamos preparados para os desafios que estão colocados. Nessa data especial, vamos às ruas colocar as nossas propostas para a população”, completa.
O crescimento se reflete também nas pesquisas, que coloca atualmente o PCdoB como o quarto partido mais querido pelo povo contagense. Na cidade, a direção municipal aprovou o lançamento da pré-candidatura do deputado estadual Carlin Moura para a Prefeitura e uma chapa própria de vereadores.
Betim
O Partido em Betim pretende organizar um ato suprapartidário, com a participação de toda a direção e militância comunista, além de contar com as presenças do vereador Alex Amaral (PDT), do deputado Ivair Nogueira (PMDB) e da deputada Maria do Carmo (PT). Também estarão presentes o vereador Geraldo Pimenta, e integrantes da UJS, do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e de outras entidades do movimento social.
Segundo o Secretário de Organização do PCdoB, Gugu Rocha, o objetivo é reunir todas essas forças progressistas e democráticas do município para celebrar o aniversário de um dos principais partidos do país.
O ato acontece nesta terça, dia 25, a partir das 19h, no hotel Abba. Haverá exibição de vídeo, intervenções culturais e um ato de filiação das novas lideranças. São esperadas mais de 200 pessoas.
Ouro Branco
Na bela cidade de Ouro Branco, a 96 km da capital Belo Horizonte, o PCdoB Municipal se adianta e organiza nesta segunda-feira (24), às 20h, no Teatro Dom Orione, jantar de confraternização para celebrar o aniversário do Partido Comunista.
A vereadora e pré-candidata a prefeitura de Ouro Branco, Gislene Maria Lage, confirmou presença. O deputado Carlin Moura também prestigiará a festa, que, segundo a organização, deve reunir cerca de 150 pessoas, entre autoridades políticas do município, representantes de outros partidos e militantes do PCdoB.
Para o presidente do Partido na cidade, Walace Menezes, o jantar é também o momento de reunir as lideranças do PCdoB e avaliar o fortalecimento da sigla na cidade. “Os comunistas em Outro Branco estão mais estruturados, o que nos dará mais força no pleito deste ano. Desde o ano passado que temos trabalhado para incorporar aos nossos quadros importantes lideranças, como a querida Gislane, uma importante conquista para todo o Partido”, afirma.
Montes Claros
No norte de Minas, na cidade de Montes Claros, os comunistas estão mobilizados para a Plenária do PCdoB, marcada para sábado, dia 29, às 19h, na Câmara Municipal.
Na oportunidade, haverá um ato para comemorar os 86 anos do Partido. Logo depois, a militância irá debater sobre a nova tática eleitoral para 2008, analisando a pré-candidatura do Vereador Lipa Xavier na disputa pela prefeitura e as pré-candidaturas a vereador.
Segundo Lipa, que é presidente do diretório municipal, a expectativa da Plenária é reunir em torno de 200 pessoas. “Nosso objetivo é reafirmar a tática do partido de lançamento de uma pré-candidatura própria e a apresentação da chapa de candidatos que vão concorrer à Camara Municipal. Temos em Montes Claros o mandato mais antigo do PCdoB em Minas, isso nos dá uma qualificação política para pretender disputar a prefeitura. Este é um desafio, pois é a primeira vez na história de Montes Claros que o PCdoB apresenta uma pré-candidatura própria”, comemora.
Lipa diz que este será um ato para reafirmar e envolver as forças políticas da cidade. “Um esforço no sentido de consolidar e aglutinar o nosso projeto. Sabemos que não é um desafio fácil, mas é possível de envolver outras forças políticas e reforçar esta postura de ousadia e protagonismo político do partido”, afirma.
> Outras cidades também vão organizar festas, jantares, almoços, panfletagens e atos públicos.
Rafael Minoro
Kerison Lopes