PCdoB prepara grande festa de 86 anos em Porto Alegre

Na próxima sexta-feira, dia 28, o PCdoB prepara grande festa em Porto Alegre para marcar seus 86 anos. O encontro tem outra motivação especial:  a mobilização dos comunistas, amigos e apoiadores do projeto eleitoral do partido para este ano na cap

Segundo o presidente municipal do PCdoB, Maurício Nunes, a festa será momento para celebrar a importância política e histórica do partido. Mas, principalmente, vai demonstrar a empolgação dos militantes e apoiadores com candidatura do PCdoB na capital.


 


''Será um momento de confraternização e aglutinação de forças, em torno do nosso projeto'', disse Nunes. Ele afirmou ainda que há enorme receptividade na sociedade frente a proposta do ''novo para a capital'', que Manuela representa. ''Queremos construir uma frente que resgate a idéia de uma Porto Alegre moderna, humana e desenvolvida, isto em torno de um projeto avançado, produzido conjuntamente com as forças vivas da cidade'', complementou.


 


 


A candidatura já conta com os apoios do PSB e do PR. A coordenação de campanha trabalha para ampliar esta base de apoio. Há conversações com PDT, PPS, PTB e outros. Segundo o presidente estadual do PCdoB, Adalberto Frasson, a candidatura de Manuela é competitiva e tem as condições para angariar amplo apoio popular em torno do projeto de renovação que a capital gaúcha precisa. Desde o ano passado, todas as pesquisas de opinião colocam Manuela entre os preferidos para assumir o governo em Porto Alegre. ''A festa de aniversário do PCdoB será mais um momento para reafirmarmos e afinarmos nossa disposição para este grande desafio eleitoral que temos neste ano'', afirmou.


 


 


Exaltando Porto Alegre


 



A comemoração do aniversário do PCdoB (25 de março), pelo fato de coincidir com a mesma época do aniversário de Porto Alegre (26 de março), tem neste ano significado especial. Isto porque as atenções estão voltadas para o debate político sobre a sucessão na capital. Neste sentido, a festa de aniversário do PCdoB terá vários elementos na sua programação que irão evocar o aniversário da capital gaúcha.


 



Um dos destaques da programação será a valorização da cultura popular local. Haverá apresentação das escolas de samba campeãs do último carnaval porto-alegrense: Sandro Ferraz e grupo show da escola Império da Zona Norte e Alexandre Belo com o grupo show da escola Imperatriz Dona Leopoldina, e diversas outras atrações.


 


 


Representatividade política


 



Além de lideranças estaduais e nacionais do PCdoB, a festa deverá contar com a presença de representantes de diversos partidos, líderes comunitários, sindicais e dos movimentos sociais.


 


São esperadas mais de 1,5 mil pessoas na festa. O jantar inicia às 21h30. O endereço é no Clube Farrapos, que fica na rua Cristiano Fischer, 1331. Os ingressos podem ser adquiridos nas sedes municipal e estadual do PCdoB, assim como nos gabinetes da vereadora Maristela Maffei, na câmara de vereadores e do deputado Raul Carrion, na Assembléia Legislativa, bem como no escritório político da deputada Manuela. Mais informações pelo telefone (51) 32285152.


 



Um pouquinho da história da capital gaúcha


 



Em 26 de março de 1772 nascia Porto Alegre. A capital do Rio Grande do Sul ganhou inicialmente o nome de Porto de São Francisco dos Casais, abreviado em 1810 para o nome que hoje é conhecida.



O processo de criação da cidade contou com a participação de estrangeiros como portugueses, africanos, italianos e alemães, entre outros. Quando aqui chegaram, logo se apoderaram de terras indígenas. Como colonizadores, trouxeram crenças, lendas, hábitos e costumes para formar um grande mosaico que resultou Porto Alegre – uma cidade que mistura mais de 20 etnias.



Porto Alegre fica à margem esquerda do rio Guaíba, cujo pôr-do-sol é um dos mais belos cartões postais da capital. Possui atualmente mais de 1,4 milhão de habitantes.


 


 


Clomar Porto