Sem categoria

Precursor do mambo, Cachao López morre nos Estados Unidos

Israel Cachao Lopez, compositor cubano considerado o precursor do estilo musical latino conhecido como mambo, morreu no último sábado (22) na Flórida, Estados Unidos. Cachao tinha 89 anos e sofria de falência dos rins. De acordo com o porta-voz do músico,

Conhecido por desenvolver o mambo na década de 1930, Cachao era um baixista clássico e criou o estilo ao improvisar a música cubana ao lado do irmão, o multi-instrumentista Orestes Lopez.



Na época, ele era conhecido como um dos principais músicos do jazz latino. Vários compositores cubanos viraram adeptos do estilo criado por Cachao, que mais tarde, ajudaria na evolução da salsa.



Cachao foi vencedor de dois Grammys – um em 1995 e outro quase dez anos mais tarde, em 2004 – além de um Grammy Latino em 2003.



Hollywood se rendeu ao talento do músico cubano e lhe deu uma estrela na Calçada da Fama. Cachao também era tio e mestre de Orlando “Cachaíto” López, um dos astros do Buena Vista Social Club.



Ele deixou Cuba na década de 60 e continuou ativo em sua carreira até os últimos meses de vida. O funeral do músico será realizado nesta quarta-feira.



Da redação, com agências