Estudantes nas ruas de Goiânia em defesa da educação de qualidade

Nesta quinta-feira, 27 de março, cerca de 700 estudantes secundaristas e universitarios foram as ruas de Goiania em defesa da “Educação de verdade, mais verba, democracia e qualidade”.

 



 


A concentração foi as 8 h, em frente a sede da UEE (União Estadual dos Estudantes). Os estudantes deram uma volta na Praça Honestino Guimarães e seguiram para a Praça Cívica.


 


No caminho percorrido os estudantes tomaram as ruas, paralizaram o trânsito, agitando as bandeiras da UNE, UBES e UEE e fizeram muito barulho com seus gritos de órdem, mostrando que os movimento estudantil esta vivo e que os estudantes estão atentos e não vão ficar parados diante do descaso com a educação.


 


Mesmo em baixo de chuva, os estudantes não pararam, seguiram para a frente do palacio do governo, onde uma comissão foi recebida pelo chefe de gabinete do governo do estado.


 


O eixo-central da manifestação foi: “Educação de verdade, mais verba democracia e qualidade”. Entre as principais bandeiras estavam: Passe livre estudantil, reserva e espansão de vagas nas universidade publicas, regulamentação do ensido privado, em defesa da Univesidade Estadual de Goiás, pelo fim da DRU e pela derrubada dos vetos ao PNE, mais estágios, reforma das escolas estaduais e pelo fim da violencia policial contra a juventude.
     



RECONSTRUÇÃO DA UMES


Os grêmios e estudantes presentes decidiram, numa plenaria, trabalhar pela reconstrução da histórica UMES (União Municipal dos Estudantes) de Goiania, desativada ha cerca de 3 anos.
 



HOMENAGEM



Esse ano completam-se 40 anos da morte do estudante secundarista Edson Luiz, morto em 1968, durante uma manifestação, pela ditadura militar. Os jovens manifestantes renderam homenagens a Edson Luiz na frente do palacio do governo e mostraram que o Movimento Estudantil continua vivo.
     


De Goiânia,


Tamara Naiz