Integração Temporal é ampliada para toda a cidade a partir de domingo
Os usuários de todas as regiões poderão pegar até dois veículos para realizarem seus deslocamentos pagando apenas uma passagem.
Publicado 27/03/2008 09:24 | Editado 04/03/2020 16:36
Agora é para toda a cidade. A partir do dia 30 de março, próximo domingo, a Prefeitura de Fortaleza, através da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), vai ampliar a Integração Temporal para a totalidade da área coberta por transporte coletivo do município. Os usuários de ônibus de todas as regiões poderão pegar até dois veículos para realizarem seus deslocamentos pagando apenas uma passagem.
O objetivo da Integração Temporal é otimizar o tempo e os gastos com viagens dos passageiros. Ao invés de precisar ir até um terminal de integração para trocar de ônibus, o usuário pode trocar de veículo nas próprias vias, com a garantia de que ele não precisará pagar pelo segundo ônibus. Para isso, basta apenas que o passageiro respeite o tempo de integração temporal e que ele possua um vale-transporte eletrônico vermelho ou cinza, ou ainda a carteira de estudante emitida a partir de 2007. É necessário que o passageiro conheça também as combinações da sua linha de ônibus, ou seja, quais as linhas que estão integradas com o primeiro ônibus que ele pegou.
O vale-transporte eletrônico ou a carteira de estudante são importantes por que são eles os equipamentos que controlam o tempo de integração temporal do usuário. O tempo é composto de 30 minutos fixos – que é o que todos ganham quando passam o cartão no validador do ônibus – mais um tempo que varia de acordo com o tempo total de viagem da linha de ônibus em que o passageiro está. Ou seja, o passageiro terá sempre, no mínimo, meia hora para trocar de veículo e subir no segundo ônibus sem pagar uma nova passagem.
Com isso, os usuários conseguem economizar, muitas vezes, até 40 minutos nos seus deslocamentos, de acordo com observações já feitas pela Etufor nas primeiras etapas de funcionamento do projeto.
A Integração Temporal, desde o ano passado, vinha sendo implantada por etapas em diferentes regiões do município. Os moradores de mais de 50 bairros, como Messejana, José Walter, Mondubim, Vila União e Lagoa Redonda, foram os primeiros a aproveitar esse benefício. Agora, com a conclusão da implantação do projeto, mais de 4 mil combinações de integração temporal estão disponíveis para toda a população.
Para saber quais as combinações possíveis, no endereço eletrônico da Etufor (www.etufor.ce.gov.br) está disponível um sistema de consulta exclusivo para a Integração Temporal. A consulta também pode ser feita através do telefone 3105.3245.
Fonte: Prefeitura de Fortaleza