Mostra desUSA começa dia 01 de abril no Crato
I Mostra desUSA de Artes Visuais que tem início nesta terça-feira, 01 de abril, às 8h00, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri – URCA Campus Pimenta (Crato-CE), com a palestra “Artes Visuais e os Códigos Hegemônicos”&nb
Publicado 27/03/2008 08:55 | Editado 04/03/2020 16:36
Exposição, debates, oficinas, instalações, intervenções urbanas, conferência, lançamento de livro, roda de conversa, performance poética, shows musicais, palestras e exibição de vídeos visando fazer uma reflexão estética em torno da postura imperialista norte-americana é que o promete a I Mostra desUSA de Artes Visuais que tem início nesta terça-feira, dia 01 de abril, às 8h00, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri – URCA Campus Pimenta (Crato-CE), com a palestra “Artes Visuais e os Códigos Hegemônicos” proferida pelo professor Dr. em Artes, Fábio Rodrigues e pela noite no Espaço Cultural do Araripe lançamento da Coletânea de poesias intitulada “desUSA quem te USA” e abertura da exposição coletiva que reúne trabalhos de artistas de nove estados brasileiros.
Além do questionamento político do evento, um dos objetivos é atrair o grande publico das camadas populares para participar do processo do pensar e fazer artístico de caráter engajado. Os esforços dos organizadores é mobilizar alunos e professores das escolas públicas nunca tiveram a oportunidade de visitar uma exposição de arte, assistir uma exibição de vídeo-arte ou mesmo participar de uma discussão artística. O evento aglutina artistas visuais e outros segmentos como jornalistas, cantores, poetas, artistas cênicos e professores com mestrados e doutorado na área de artes e afins dispostos a contribuir para o processo fruitivo e educativo da arte. Para o poeta Michael Marques, estudante do Curso de Ciências Sociais a mostra visa demonstrar a a ideologia alienante dos EUA.
O artista plástico e integrante do Coletivo Camaradas, Alexandre Lucas ressalta que a Mostra não visa atender aos interesses do mercado comercial da arte, que exclui grande parcela da população, mas fazer um alinhamento com uma arte inclusiva e engajada politicamente que vise refletir sobre a realidade social.
Os organizadores do evento estão mantendo contatos com o artista brasileiro residente nos Estados Unidos e integrante do grupo o NYC United for Peace and Justice (Cidade de Nova Iorque Unida pela paz e Justiça), Fernando Carpaneda, o qual desenvolve um trabalho de arte engajada contra a guerra de Bush e a homofobia praticada pelos grupos de extrema direita. O NYC deverá ter um espaço na Mostra visando demonstrar que no país intitulado de primeiro mundo a população se manifesta contra as injustiças cometidas contra a humanidade. A artista plástica italiana Maria Gabriella Federico também contribuirá com uma instalação.
A Mostra desUSA de Artes Visuais é uma iniciativa do Coletivo Camaradas em parceria com a Universidade Regional do Cariri – URCA, através do Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho, vinculado a Pro-Reitoria de Extensão, Sesc Crato, Centro Cultural do Banco do Nordeste – Cariri, Secretaria de Cultura do Município e o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz – CEBRAPAZ.
De Crato, Alexandre Lucas