Norte-coreanos visitam PCdoB e falam em estreitar relações
Deputados do PCdoB receberem a visita da delegação do Partido do Trabalho da República Popular Democrática da Coréia, nesta quinta-feira (27) na Liderança do PCdoB na Câmara. O chefe da delegação, Kim Thae Jong, agradeceu a recepção calorosa dos comuni
Publicado 27/03/2008 16:12
Acompanhada de um pequeno grupo de parlamentares – Edmilson Valentim (RJ), Evandro Milhomen (AP) e Chico Lopes (CE) – a líder comunista disse que existe interesse do Partido e da Câmara em rearticular o grupo de amizade Brasil-Coréia, a exemplo de outros grupos parlamentares existentes na Casa, para interlocução e estabelecimento de relações entre os dois países.
O representante coreano, que foi traduzido pelo embaixador da Coréia no Brasil, Pak Hyok, disse que já conhecia articulações nesse sentido, citando os nomes dos deputados Aldo Rebelo (SP) e Renildo Calheiros (PE) como representantes do PCdoB no grupo.
Os coreanos convidaram os comunistas brasileiros a visitarem seu país, lembrando que em 1996 um grupo de parlamentares brasileiros esteve na Coréia.
Novo ambiente
Jô Moraes destacou que “o período após a eleição do Presidente Lula nos deu ambiente democrático que permitiu aproximação dos povos em luta pela resistência. A Câmara intensificou relação com todos os países. Uma das comissões mais ativas – a Comissão de Relações Exteriores – tem recebido delegação da Palestina, China e países asiáticos, com intensificação da solidariedade entre esses países”.
O dirigente coreano disse que reconhecia que “com o Presidente Lula o Brasil está desempenhando papel importante regional e internacional, assumindo papel importante para uma nova ordem econômica”. E formulou votos de sucesso nesse trabalho.
Ao mesmo tempo, a líder comunista lembrou que “o Congresso brasileiro vive em uma disputa política muito grande, onde as forças de oposição tentam bloquear e impedir o desenvolvimento de uma política mais progressista e avançada do governo Lula”, exemplificando com o caso dos inúmeros acordos de cooperação que não são votados como forma de impedir essa aproximação. “Temos mais de uma centena de acordos de cooperação esperando para serem votados por período de dois a três anos por ação da oposição”, queixou-se.
E acrescentou que a visita da delegação coreana força, por meio da publicidade, a Câmara ter uma atitude mais democrática.
Jô Moraes desculpou-se pelo pequeno número de parlamentares presentes ao encontro lembrando que em função da dimensão territorial do Brasil os deslocamentos dos deputados para os seus estados de origem demandam muito tempo. Ao final, os coreanos foram apresentados aos “sabores” brasileiros e apreciaram sucos de frutas tropicais – manga, caju e goiaba – e delícias como pão de queijo e broa de milho.
Outras visitas
Após a ida à Liderança do PCdoB, a comitiva seguiu uma programação de visitas. Os dirigentes coreanos estiveram no gabinete do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), que falou sobre o momento singular que vive o Brasil, onde o Partido Comunista pela primeira vez participa de um governo social e popular. Inácio presenteou os visitantes norte-coreanos com um CD contendo a obra do poeta Patativa do Assaré e um livro ilustrado com a obra do compositor Humberto Teixeira, ambos cearenses.
A comitiva esteve ainda com a bancada do PT e com o Presidente da Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP). Fizeram parte da comitiva Kim Thae Jong, chefe da Delegação e Diretor Adjunto do Departamento Internacional do Comitê Central do partido e Ri Song Man, membro do Departamento Internacional do Comitê Central. Acompanharam a visita o embaixador da Coréia do Norte no Brasil, Pak Hyok, e os representantes da Embaixada, Ri Sung Gil e Ham Hung Ryol.
De Brasília
Márcia Xavier