Theatro José de Alencar comemora o dia mundial do teatro e do circo 

 O Theatro José de Alencar, equipamento cultural ligado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – Secult, comemora o dia mundial do teatro e do circo com programação gratuita durante todo o dia desta quinta-feira (27/03).

Junto com a programação, o café do TJA, localizado nos jardins projetados por Burle Marx, estará aberto a partir das 9h, e as visitas guiadas no teatro acontecerão nos seguintes horários: 8h, 10h, 11h, 13, 14h e 16h.



A partir das 8h30 e se estendendo por toda a manhã, o mais antigo palhaço em atividade do Ceará, o palhaço Trepinha, entra e sai de cena a qualquer momento em conjunto com seu assistente, o palhaço Subidinha. Ainda pela manhã, às 9h, o Grupo Formosura de Teatro de Bonecos apresenta o espetáculo “As Aventuras de Dom Quixote” no palco principal do TJA. Com direção de Graça Freitas, “As Aventuras de Dom Quixote”, que também será apresentado às 15h, é um espetáculo para todas as idades. Um clássico da literatura ocidental encenado com atores e bonecos e adaptado da versão original de Klevisson Viana para literatura de cordel por Ângela Linhares.


 


O grupo Cia Epidemia de Bonecos, que está comemorando seus 21 anos de existência, dá continuidade a exibição do repertório de seus espetáculos com a exposição “Santo Ofício”. Com 78 bonecos, a exposição conta a história do Tribunal do Santo Ofício da Inquisição, instituído em 1184 pela Igreja Católica para investigar e combater as heresias. Do mesmo grupo, das 16h às 18h no pátio nobre, o público confere “Caixinha de Teatro”, um espetáculo em miniatura com menos de um minuto de duração feito para uma pessoa de cada vez. A caixa remete às câmeras de fotógrafo lambe-lambe.


 


Para quem gosta de dança, a dica é a performance “Vozes Nagô”, da Cia de Dança de Horizonte. Com direção geral de Vânia Dutra e direção artística e coreografia de Valéria Pinheiro, a performance conta com a participação de capoeiristas do grupo da comunidade quilombola Alto Alegre. Já a partir das 18h30, começa a apresentação do repertório do grupo Trupe 'Caba de Chegar, que comemora seus 18 anos. O grupo de teatro de rua fará a milésima apresentação da peça “Quem Matou Zefinha?”, encenado desde 1990 com Ana Marlene, Haroldo Aragão, Pedro Domingues e Sidney Souto. O repertório do grupo continuará a ser apresentado com as peças “Conversa de Lavadeiras”, na quinta (28), e “A Farsa do Mestre Pathelin”, na sexta (29).


 


 


 



Fonte: Secult