Amplo Ato político marca aniversário do PCdoB em Santa Catarina
O Hall da Assembléia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) foi tomado por militantes, simpatizantes e amigos do Partido Comunista do Brasil na noite desta quinta-feira (27), na solenidade do aniversário de 86 anos do PCdoB.
Publicado 28/03/2008 13:17 | Editado 04/03/2020 17:14
A líder do PCdoB na Câmara de Vereadores de Florianópolis e vice-presidente estadual do Partido, Ângela Albino, foi à grande anfitriã da solenidade, marcada pela presença de ampla representação política e por emocionados discursos em homenagem as lutas e conquistas do PCdoB ao longo de seus 86 anos de existência.
Praticamente todos os presidentes dos Partidos que compõe o cenário político catarinense estavam presentes, representantes do PDT, PT, D25, PSDB, PMDB, PPS, PP, PSOL, PHS, PTB, PR, PSB, PV e PRB. Além de figuras expressivas como o ex-governador Esperidião Amin (PP), o Secretário Estadual da Articulação, Lírio Rosso, que na ocasião representou oficialmente o Governador do Estado, Luis Henrique da Silveira (PMDB), o embaixador da Palestina, Fawzi El-mashwi, líderes da Comunidade Árabe, representantes das Juventudes Partidárias, líderes empresariais e dirigentes dos movimentos estudantis, sindicais e sociais.
A solenidade, acompanhada por um coquetel, foi uma iniciativa do Comitê Municipal do PCdoB de Florianópolis, que mobilizou a militância, amigos e simpatizantes para um momento de comemoração e reflexão do papel do Partido na história e na atualidade. O Presidente do PCdoB em Florianópolis, Sidnei Batista – “Nanico”, destacou a importância da solenidade de aniversário do PCdoB. “O PCdoB é um Partido preparado para enfrentar os desafios políticos e sociais da atualidade. Foi construído pela luta dos trabalhadores e trabalhadoras, e sua influência é demonstrada nesta solenidade, que reúne as mais amplas forças políticas para comemorar sua história e sua existência”, destacou.
A solenidade foi aberta com a fala do Presidente Estadual do PCdoB, Jucélio Paladini, que enfatizou a contribuição do Partido à história do país e o seu papel na atualidade. ''Um Partido que se destacou no cenário político, que enfrentou os grandes desafios que a história impôs, que resistiu a Ditadura Militar, que consolidou sua influência e que avança em suas lutas, este é o Partido Comunista do Brasil'', afirmou Paladini.
O presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Luis Carlos Zaia, cumprimentou o PCdoB e considerou indispensável a unidade dos Partidos em busca de uma sociedade mais justa. ''O PSB acredita na unidade dos nossos Partidos para a construção de uma sociedade melhor'', destacou Zaia. O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gilberto Dell'Pozzo, destacou a trajetória do PCdoB e seu compromisso com a esquerda, revelando o PCdoB como berço de diferentes grupos políticos do campo democrático e popular. ''Em 1922 nasceu o Partido Comunista, e aos 86 anos, podemos considerar que muitas forças da esquerda nasceram com o PCdoB'', enfatizou Dell'Pozzo.
O presidente do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Paulo Hilbert, agradeceu o convite e levou os cumprimentos pelo aniversário do PCdoB. O presidente do Partido Humanista da Solidariedade, Leandro Maciel, destacou a força e determinação do PCdoB. O presidente do Partido Popular Socialista (PPS), Antonio Gonçalves Filho – ''Toninho'', observou aspectos da história do Partido Comunista e cumprimentou as lideranças do PCdoB. ''Uma nova sociedade deve ser construída com todos os Partidos e organizações'', destacou Toninho. O Deputado Estadual César Souza Junior (D25), líder dos Democratas na ALESC, agradeceu o convite e analteceu a influência do PCdoB na sociedade, destacando que, apesar de campos opostos, há um grande respeito a história e a luta do PCdoB. ''É significativo este momento, por estarmos aqui nesta solenidade de aniversário do PCdoB. Pode parecer estranho, mas temos muitas convergências, em particular aqui na capital do Estado, Florianópolis, que precisa de mudança'', destacou o líder dos Democratas.
O ex-governador, Esperidião Amin, falou em nome do Partido Progressista (PP), destacando a presença de correligionários, como o presidente do PP em Florianópolis, Francisco de Assis. Em sua fala, Amin enalteceu a liderança e o papel protagonista, na Política catarinense, da vereadora Ângela Albino (PCdoB) e revelou sua admiração pelas lideranças do PCdoB. Destacou que já houveram momentos de muita luta e unidade e saudou os 86 anos do Partido. Na chegada á Assembléia Legislativa, Esperidião Amin, entregou a vereadora um presente.''Fui ensinado a não ir a festa de aniversário sem levar presente'', comentou ao entregar uma lata de cereais árabes a vereadora Ângela Albino. “Como já referiu o Paladini (presidente do PCdoB) a sociedade avança e o PCdoB se fortalece. A vereadora Ângela Albino é uma batalhadora das causas da cidade de Florianópolis e de seu povo. O PCdoB é um Partido que sempre teve uma posição definida, nunca esteve em cima do muro. Saúdo o PCdoB pelo seu aniversário de 86 anos”, enfatizou Amin.
O presidente do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Luiz Viegas, rememorou a história de unidade do PDT e PCdoB. Num discurso enfático situou a luta por mudanças no país e o papel do PCdoB e dos movimentos sociais. ''Esta unidade já deu certo! Vamos ás ruas, com a nossa militância, com a nossa força. São as pessoas que estão aqui, que ao longo da história construíram ações e iniciativas sociais, que podem realizar um Brasil melhor, uma sociedade mais justa'', destacou Viegas.
O Secretário de Articulação, Lírio Rosso, representando o Governador do Estado Luis Henrique da Silveira (PMDB) trouxe uma mensagem do Governador em cumprimento ao aniversário do PCdoB. Em sua fala, Rosso, destacou a história do Partido Comunista, a ação da Aliança Nacional Libertadora (ANL) na década de 30, as lutas pela criação da Petrobrás, com a campanha “O petróleo é nosso” na década de 40, e outros episódios da história do país que contaram com a decisiva participação do Partido Comunista. “Faço um testemunho pessoal do papel importante do PCdoB na história do país. Meus cumprimentos ao aniversário de 86 anos do Partido Comunista”, destacou Rosso.
A vereadora Ângela Albino encerrou a solenidade com uma homenagem ao PCdoB. Ao iniciar sua fala convidou o presidente do Comitê Catarinense de Solidariedade ao Povo Palestino, Kader Othman, a acompanhá-la em seu pronunciamento. ''Kader é uma liderança da comunidade árabe e nos ensinou muito sobre diferenças, respeito e a necessária convivência, que também se forjam nas lutas, e aqui estão materializadas na amplitude de representatividade, dos mais diferentes espectros políticos e ideológicos, presentes nesta solenidade de aniversário de 86 anos do PCdoB'' afirmou. A líder do PCdoB agradeceu a presença de todos e homenageou inúmeros militantes do Partido Comunista, como Jorge Amado, Candido Portinari, os Guerrilheiros do Araguaia, Paulo Stuart Wright, Dibo Elias, Alvaro Ventura, Oscar Niemeyer, entre muitos outros. Emocionada, Ângela Albino, declamou o poema de Vinícius de Moraes, ''Operário em Construção'', ao final, o salão do Hall da Assembléia Legislativa de Santa Catarina foi tomado pela legenda histórica do PCdoB: ''Nas praças, nas ruas, da luta não fugiu, viva o Partido Comunista do Brasil''.
De Florianópolis
Vinícius Puhl