Sem categoria

Podcasts e internet ajudam museus a ampliar público

Pinturas e esculturas há muito tempo guardadas em depósitos estão sendo vistas por um novo público, enquanto museus buscam atrair um público maior com web sites high-tech repletos de vídeos, podcasts e elementos interativos. E os museus estão descobrindo

“Todos os museus, especialmente os museus de arte, entendem que a internet é uma maneira de aumentar as visitas”, disse Ford Bell, executivo-chefe da Associação Americana de Museus, que reúne 6.500 instituições. “Alguns museus estão dando às pessoas a oportunidade de ir on-line e descarregar tours em seus iPods.”


 


O Museu de Arte Moderna de San Francisco oferece uma série de podcasts que inclui entrevistas em áudio e vídeo com artistas, curadores e visitantes que explicam ou reagem a obras expostas no museu. Os visitantes podem poupar US$ 2 no preço dos ingressos se mostrarem seu MP3 carregado com o podcast atual do videoartista escocês Douglas Gordon descrevendo como filmou um elefante no meio da noite para seu trabalho Play Dead – Real Time, exposto recentemente no museu.


 


Já o Museu de História de Chicago deixa os visitantes descarregar três tours, incluindo duas de mostras permanentes e uma de uma mostra especial. Uma pesquisa nacional feita recentemente pelo Instituto de Serviços de Museus e Bibliotecas (IMLS) constatou que os internautas que visitam os sites dos museus tendem a mais que dobrar a frequência de suas visitas físicas aos mesmos.


 


“Os internautas visitam museus pessoalmente 2,6 vezes mais que os não internautas”, disse Mamie Bittner, vice-diretora do IMLS. “Dos adultos entrevistados, 45% fizeram visitas tanto remotas quanto pessoais, 5% visitaram os museus apenas pela Internet, e 50% os visitaram apenas em pessoa”, disse ela.


 


O número de visitas pessoais de adultos alcançou 701 milhões em 2006, o primeiro ano em que o IMLS registrou as visitas a museus. No mesmo ano foram registrados 524 milhões de visitas remotas de adultos a museus. Somando tudo, foram feitas 1,2 bilhão de visitas a museus.


 


Após dois anos de pesquisas de mercado e muitas horas de trabalho, o Museu de Arte de Indianápolis lançou no ano passado um site que inclui links para o Flickr, YouTube e Facebook. O site disponibiliza online cerca de 65 mil artefatos de seu acervo.