Sem categoria

Rússia, China e Índia analisam tendências geoestratégicas

A crise kossovar e a reforma da ONU estarão no centro dos debates entre os ministros das Relações Exteriores da Rússia, China e Índia no próximo mês de maio, na cidade russa de Iekaterimburgo (ex-Sverdlovsk), afirmou nesta sexta-feira (28) fontes diplomát

O diretor do Primeiro Departamento da Ásia na chancelaria russa, Konstantín Vnúkov, afirmou que nessa cidade dos Urais os chefes da diplomacia dos três países avaliarão os efeitos negativas da independência unilateral da província sérvia.



O caso de Kossovo influi negativamente sobre a estabilidade e a integralidade territorial aspirada por estas três nações, assegurou o funcionário indiano em Nova Delhi, onde participa em um seminário dedicado a tendências geoestratégicas.



“Em relação à ONU, os ministros analisarão não só eventuais mudanças no Conselho de Segurança, como também o protagonismo que corresponde ao organismo multilateral na solução de conflitos internacionais”, destacou.



A segurança regional e a cooperação econômica em formato tripartite estão na agenda dos chanceleres, afirmou Vnúkov.



De maneira paralela, em Iekaterimburgo, será efetuada uma reunião do chamado BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), com o objetivo de fortalecer a colaboração econômica e financeira, ressaltou o diplomata.



Brasil e Índia aspiram a posição de membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas.