Festa em Salvador celebra o aniversário de Olívia Santana

O forte São Diogo, no bairro da Barra, ficou pequeno para a multidão que foi saldar o aniversário da vereadora Olívia Santana, neste sábado (29/03). A data não poderia ser mais propícia para a comemoração, pois marca também os 459 anos da fundação de Salv

O ministro dos Esportes, Orlando Silva, o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, e o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes, Nilton Vasconcelos foram algumas das autoridades presentes. Os deputados federais Alice Portugal e Daniel Almeida, os estaduais Álvaro Gomes e Javier Alfaya, os vereadores Aladilce Souza, Everaldo Augusto e Reginaldo Oliveira também prestigiaram a festa. Entre os comunistas ilustres estavam ainda Péricles de Souza, presidente estadual do PCdoB, e Geraldo Galindo, que preside o Comitê de Salvador.


 


Visivelmente muito feliz, Olívia Santana recebia a todos com o sorriso que já é sua marca registrada. No meio da festa, onde foi servida uma farta feijoada, a vereadora subiu ao palco para agradecer os abraços e falar da sua alegria com o momento atual. “Sou comunista de nascimento, pois nasci no dia do aniversário do PCdoB, 25 de março. Acho que isso não é coincidência, mas um sinal para que eu não tivesse dúvida sobre o caminho a seguir”, brincou Olívia. Ela expressou ainda o seu orgulho em ser uma mulher negra e comunista, mesmo com todas as dificuldades que isso possa trazer.


“Eu tenho consciência do desafio que é ser pré-candidata à Prefeitura de Salvador. Mas, eu sou comunista e ser comunista é ter coragem para sonhar e realizar. Nós vamos lutar para mudar a forma como essa cidade é governada. Vamos construir um programa de governo voltado para toda a população. Um projeto que promova a democratização da riqueza e das oportunidades de trabalho, pois o nosso povo quer é trabalhar para se sustentar a vida com o fruto do seu suor. Nós vamos proporcionar isso. Eu faço política porque acredito que isso é possível”, ressaltou a vereadora.


 


Reconhecimento e admiração


 


Numa prova do prestígio e reconhecimento do trabalho de Olívia Santana e do PCdoB,  político de diversos partidos compareceram à festa, entre eles os pré-candidatos à prefeito Edvaldo Brito (PTB) e Antonio Imbassay (PSDB), do secretário municipal de Governo, Gilmar Santiago (PT), a vereadora e presidente municipal do PT, Vânia Galvão, além dos vereadores do PSDB José Carlos Fernandes e Paulo Magalhães.  Para o presidente estadual do PCdoB, Péricles de Souza, isto é reflexo do momento político vivenciado na Bahia. “Hoje nós fazemos política com mais civilidade do que há algum tempo atrás. Os partidos adversários, muitas vezes concorrentes se encontram amigavelmente, conversam numa posição respeitosa. Os partidos que aqui estiveram vieram em respeito á candidatura de Olívia e ao PCdoB”.


 


Artistas também prestigiaram a festa. Um dos momentos mais aplaudidos foi a homenagem que o sambista Nelson Rufino fez à Olívia Santana, cantando “Descobri que te amo demais”. Edil Pacheco, Aloísio Menezes e a família Macedo, formada pelos filhos de Osmar Macedo, um dos criadores do trio elétrico, animaram o evento. Malabaristas, pernas de pau e outros artistas circenses também se apresentaram, assim como o grupo de teatro Filó, que fez uma performance sobre o tropicalismo.


 


Reafirmação da pré candidatura


 


Ao falar sobre o momento político, Péricles de Souza  reafirmou  a candidatura de Olívia Santana. “Olívia é um quadro da cidade, conhece a luta e as carências dos mais pobres. È o que há de novo na sucessão municipal. Tem um perfil de renovação. Hoje ela ainda não é tão conhecida como os demais candidatos, mas com o início da campanha isso vai mudar. A candidatura de Olívia tem muita possibilidade de crescer, enquanto outras estão estagnadas. Aqueles que apostarem que vamos desistir da candidatura vão perder a aposta”, afirmou.


 


Em seu discurso de agradecimento, a vereadora também reafirmou a disposição de ir até o final da disputa. “Nós não estamos aqui para fazer jogo de cena. Estamos aqui porque acreditamos que este partido que ao longo dos anos sempre contribuiu com a formação de alianças tem todas as condições de contribuir apresentando um nome para disputar a eleição de Salvador. A cidade tem direito à um projeto político melhor do que o que está em curso. Nós entendemos e até colaboramos com este projeto, mas percebemos que é preciso avançar ainda mais. È possível fazer de Salvador uma cidade para toda a sua gente e não apenas para um punhado. Eu me sinto muito honrada com a responsabilidade que o partido depositou em mim,” concluiu Olívia.


 


O entendimento de que é hora de concorrer à Prefeitura de Salvador, também foi reforçado pelo presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo. “Na nossa compreensão, Olívia é uma expressão, uma representação do povo dessa cidade. Ela representa o novo na política brasileira e de Salvador, porque o nosso partido por ser ligado ao povo, aos trabalhadores, é cada vez mais um partido das mulheres, dos jovens, dos negros e dos índios. Nós lutamos nestas eleições municipais para diminuir as desigualdades sociais, para humanizar as cidades. Só uma expressão como Olívia, que é produto dessa realidade do nosso povo, seria capaz de uma tarefa como essa de humanizar uma cidade como Salvador”, declarou Renato.


 


De Salvador,


Eliane Costa