Jornal A Gazeta do ES publica informações falsas sobre Plenária do PCdoB-ES
O Jornal A Gazeta de 30/03/2008 (domingo), página 29 (Política, Coluna “+ Eleições”) publicou notícia falsa que diz que o PCdoB oficializou a candidatura do Sr. Namy Chequer para prefeito de Vitória no dia anterior (Sábado, 29/03/2008) em plenária de m
Publicado 30/03/2008 20:25 | Editado 04/03/2020 16:43
No dia 29/03/2008 a militância, filiados e candidatos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, junto com militantes de várias outras cidades Capixabas (Vila Velha, Serra, Cariacica, Linhares, São Mateus, Cachoeiro, etc), por orientação da Direção Nacional e Estadual do Partido, se reuniram para discutir a luta pelas seis reformas democráticas – política, tributária, educacional, urbana, agrária e democratização da mídia – num esforço de contribuir na afirmação de uma agenda propositiva e positiva, impulsionando o governo Lula no sentido da democratização da sociedade e apresentando essa proposta aos partidos de esquerda e democráticos, e ao movimento social, a fim de poder recompor a unidade na luta, superando a fragmentação política e de ação, sendo também uma contraposição efetiva às tentativas sempre presentes de contra-reformas de cunho neoliberal. Essas bandeiras pelas reformas democráticas vêm adquirindo ampla repercussão e aceitação com a consecução de uma série de iniciativas e eventos visando o debate da sua importância e de uma definição de suas plataformas mais desenvolvida e unificadora.
A plenária foi dirigida pelo Comitê Central, através da Dirigente Nacional membro do seu Secretariado, camarada Liege Rocha. A plenária tratou única e exclusivamente das propostas de seis reformas democráticas que o PCdoB está propondo à todas forças democráticas do país e discutindo com toda a sua militância pelo Brasil afora, sendo que no Espírito Santo estão sendo preparadas PLENÁRIAS em 25 municípios, além da Capital, que já realizou, para discussão das reformas. A plenária tinha caráter consultivo e de debate. Não podia deliberar sobre nenhum assunto interno do partido. A Plenária não tratou sobre as eleições municipais de Vitória, por tanto, é falsa a notícia veiculada no Jornal A Gazeta de que foi oficializada uma candidatura à prefeito. A candidatura a prefeito de Vitória de Namy Chequer, QUE NÃO FOI SEQUER DISCUTIDA na referida reunião, foi proposta em junho de 2007 para auxiliar em um possível crescimento partidário e projetar a imagem do partido. Como a candidatura não vem se viabilizando, faltando muitas condicionantes: não ampliou com outras forças democráticas, não filiou novas lideranças, não serviu ao propósito de crescimento partidário (pois só temos 4 candidaturas à vereador), não projetou a imagem do partido, etc.
Na verdade, pelas condições postas, a direção do partido discute internamente se é viável manter uma candidatura a prefeito. E este debate, que não é público, tem sido orientado pela direção nacional. O PCdoB, na cidade de Vitória, nomeou uma nova direção constituída, sob a Presidência de Ricardo Santana Tristão, Secretaria de Organização de José Suzano de Almeida e demais membros: Renata Luz (Pandora), Jonas Rodrigues de Paula, Carlos Alberto Fiorot e Maurício Vilela. Quem representa e responde pelo Partido Comunista do Brasil, na Cidade de Vitória, é o presidente Municipal, Ricardo Santana Tristão, ou o Presidente Estadual, Ronaldo Barbosa. Informações prestadas por outrem podem não ser verídicas, como é o caso deste fato lamentável protagonizado pelo jornal A Gazeta do ES. Solicitamos, diante do exposto, que os leitores deste jornal sejam esclarecidos pela verdade.
*Ricardo Santana Tristão, Presidente Municipal do PCdoB de Vitória (ES).