Quinta Cultural aborda influência negra

O projeto Quinta Cultural, promovido pela Funcet, leva uma programação pautada por trocas artísticas ao Mercado dos Pinhões. Nesta quinta, dia 03, o guitarrista Lu de Souza dá o tom da noite, precedido pelo escritor Alexandre de Lima Souza e do debate sob

O projeto Quinta Cultural, promovido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo (Funcet), tem início às 20h com um debate sobre consciência negra, seguido do lançamento do livro “Estado de Sítio”, do escritor Alexandre de Souza Lima. Ao final, o guitarrista Lu de Souza apresenta o show “Influência”.


 



Com o tema “S.O.S Racismo, Justiça e Igualdade de Direitos”, o debate sobre consciência negra tem um caráter iniciático. Promovido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Coppir) e em articulação com ONGs, movimento negro, maracatus, religiões de matriz africana e gestores públicos, o encontro lança a proposta de construção do programa S.O.S. Racismo, que prevê estabelecer um canal permanente com as vítimas do racismo para superação e eliminação de qualquer tipo de discriminação, fortalecendo a democracia urbana através da justiça de igualdades. O debate se pretende, ainda, ser espaço aberto às trocas de experiências com outras cidades que já avançaram nessa área.


 



A partir das 20h30, o escritor Alexandre de Lima Souza é o dono da palavra. Professor de filosofia a literatura, ele trocará informações sobre o livro “Estado de Sítio”, obra lançada em dezembro do ano passado e editada com o apoio da Funcet, através dos Editais de Cultura 2006. “Estado de Sítio” é um livro que também poderia se chamar “estado de graça”. Suas letras foram escritas num sítio na zona metropolitana de Fortaleza e falam da invasão poética que um ambiente interiorano provoca num escritor cosmopolita. A obra é acompanhada de um vídeo de 38 minutos, feito pelo videomaker Frederico Benevides, e as imagens apresentam uma nova visão do que está escrito no livro, criando uma proximidade entre diferentes linguagens.


 



Toque de Lu de Souza – É a influência negra que dá a tom do show de Lu de Souza. Músico, arranjador e produtor autodidata, Lu de Souza é possuidor de um estilo próprio, que funde a genialidade do Jazz com a riqueza rítmica da música brasileira, com significativas influências da música negra – criando uma abertura não convencional para as diversas tendências e impressões musicais. No show “Influência”, ele se lança em ousadas experiências sonoras que misturam jazz, blues e baião num caldeirão só para surpreender e “tocar” o público. O show conta com a participação de Renno Saraiva (teclados), Miquéias do Santos (baixo) e Neo dos Santos (bateria). E, especialmente nesta quinta, o músico Cainã Cavalcante sobe ao palco para um dueto de cordas com o anfitrião.


 



Em sua trajetória musical, Lu de Souza imprimiu suas cordas rasqueadas em mais de mil CDs, seja produzindo, gravando ou acompanhando artistas como Fagner, Dominguinhos, Waldonys, Amelinha, Nando Cordel,  Zé Ramalho, Marinês, Geraldo  Azevedo, Paulo Moura, Oswaldinho do Acordeon,  Arismar do Espírito Santo, Banda Mantiqueira, Nélio Costa, Manassés,  Isaac Cândido, entre outros.


 



O Quinta Cultural vem se consolidando como espaço aberto às múltiplas manifestações da arte, da cultura e da consciência social. O evento acontece sempre às quintas-feiras, a partir das 20h, e tem como palco o belo e histórico Mercado dos Pinhões, nascedouro e berço do pensamento e da cultura na Cidade.


 



 


 



– Coordenadoria de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial (Coppir): (85) 3255.8382/3255.8383


 


 


 


Fonte: Funcet