Sem categoria

Niemeyer a Jandira: ''Você conta com meu apoio''

''Você conta com meu apoio, Jandira'', disse o arquiteto carioca Oscar Niemeyer para Jandira Feghali, do PCdoB, que aparece em empate técnico em primeiro lugar para a Prefeitura do Rio de Janeiro conforme a última pesquisa Datafolha. Jandira e Ana Roch

Niemeyer ressaltou que Jandira é uma mulher de luta e firme nas suas propostas, ''sem dúvida o melhor nome nesta disputa''. Ele prometeu ainda enviar uma mensagem de apoio à pré-candidatura de Jandira para ser lida neste sábado (5). Nesta data acontecerá  a Plenária Estadual do PCdoB-RJ, na Quadra da Escola de Samba Império Serrano, que também celebrará o 86º aniversário de fundação do Partido Comunista do Brasil.



Arquiteto proclama condição de comunista



Jandira agradeceu e disse que o consistente apoio de um nome respeitado em todo o mundo é um grande reforço para sua pré-candidatura. Na conversa com a pré-candidata, Niemeyer fez elogios aos governos de Lula, de Hugo Chávez, na Venezuela, e de Evo Morales, na Bolívia. Segundo ele, os três têm feito importantes mudanças a favor dos povos da América Latina.



O arquiteto completou 100 anos em dezembro passado, e o centenário rendeu-lhe homenagens em todo o mundo. Niemeyer filiou-se ao Partido Comunista em 1945, quando já se projetava como um nome mundial da arquitetura (dois anos depois iria compor a equipe de arquitetos encarredada do projeto da sede das Nações Unidas em Nova York). Desde então tem proclamado sua condição de comunista, mesmo durante a ditadura militar de 1964-1985. Estima-se que o seu apoio terá forte influência sobretudo na intelectualidade carioca, onde Jandira já é um nome bem enraizado.



A pesquisa Datafolha



A pesquisa do instituto Datafolha, publicada no domingo (30) pelo jornal Folha de S.Paulo, mostra Jandira e o senador Marcelo Crivella (PRB) em situação de empate técnico para a Prefeitura. Crivella tem 20% das intenções de voto, contra 18% de Jandira, quando a margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para cima ou para baixo.



Em seguida, aparecem o deputado Fernando Gabeira (PV), com 9%, a deputada Solange Amaral (DEM), com 8%, e o deputado Chico Alencar (Psol), também com 8%. O deputado Alessandro Molon (PT) tem 1% das intenções de voto.



No cenário em que o secretário estadual de Esporte e Lazer, Eduardo Paes, figura como candidato do PMDB, o Datafolha apresenta os segunites números: Crivella (18%), Jandira (16%), Paes (10%), Gabeira (9%), Solange Amaral (9%), Chico Alencar (6%) e Molon (1%).



Apesar de liderar a disputa, Crivella é o candidato com o maior índice de rejeição (28%), seguido por Solange Amaral (18%), Gabeira (16%), Jandira (13%), Chico Alencar (11%) e Molon (6%).



O Datafolha mostra ainda que Crivella tem a preferência do eleitorado com baixa escolaridade (29% dos votos) e dos mais pobres (23%). Já entre a parcela da população que tem curso superior, Gabeira e Jandira se destacam, com 25% e 21% dos votos, respectivamente. Quanto à renda, Gabeira tem 30% dos votos daqueles que recebem mais 10 salários-mínimos, enquanto Jandira tem 28%, dos que ganham de 5 a 10 salários.