Programa do PCdoB nesta quinta defende reformas democráticas
O programa em cadeia nacional de rádio e TV do Partido Comunista do Brasil vai ao ar no próximo dia 3 de abril, quinta-feira. É o 31º de caráter institucional do partido desde 1986, quando foi aprovada legislação própria para divulgação de propaganda part
Publicado 02/04/2008 13:25
No mês em que se comemora os 50 nos do surgimento do movimento da Bossa Nova, Lyra homenageia a todos os amantes da MPB cantando a música “Samba, amor e socialismo”. Outro músico, Fredi Gomes Guimarães, da Paraíba, ponteia a trilha musical do programa com seu violão e percussão. No rádio, o programa vai ao ar às 20h e na tv, às 20h30, horário de Brasília.
O objetivo principal do PCdoB com a veiculação do programa político – uma conquista do movimento democrático em nosso país – é reiterar os compromissos dos comunistas com o aprofundamento das mudanças em curso no Brasil, implementadas a partir das vitórias das forças progressistas em 2002. Ao mesmo tempo, procura-se demonstrar que ainda há muito que fazer para reverter a situação estrutural de injustiça social, marca maior de nossa realidade histórica.
Reformas democratizantes
Em sua intervenção no programa, o presidente do partido, Renato Rabelo, demonstra que o PCdoB tem clareza de que tais mudanças somente se consolidarão caso tenhamos um processo real de reformas democratizantes, especialmente, na atual conjuntura, as reformas urbana e tributária.
Neste sentido o presidente do PCdoB defende o movimento pelas reformas democráticas no país, relatando que já o integram cinco partidos populares que se reuniram em Brasília, no mês de março, para debater e organizar a contra-ofensiva às forças reacionárias e de direita que procuram atacar sistematicamente o governo Lula e sua base parlamentar.
Várias lideranças destacadas do PCdoB apresentam para a população brasileira o pensamento e as linhas de ação partidárias para enfrentar os problemas que afligem as grandes cidades do Brasil, especialmente as capitais. Ao lado disso, o programa revela a atividade do PCdoB em cargos executivos, especialmente em Aracaju e Olinda, cidade patrimônio da Humanidade, onde o partido vem se mostrando cada vez mais qualificado e experiente para governar os municípios brasileiros.
Por cidades mais humanas
O deputado federal por São Paulo, Aldo Rebelo, ex-presidente da Câmara dos Deputados, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, a deputada federal por Minas Gerais e líder da bancada do PCdoB na Câmara dos Deputados, Jô Moraes, a atual secretária municipal de Ciência e Tecnologia de Niterói, Jandira Feghali e a vereadora do PCdoB de Salvador, Olívia Santana, aparecem no programa. Todos defendem maiores investimentos em moradia, transporte, educação, saúde e saneamento básico, para melhorar a qualidade de vida nos centros urbanos, tornando nossas cidades mais humanas.
O deputado federal do PCdoB do Maranhão, Flávio Dino, trata das prioridades do partido em relação à reforma urbana e qual tem sido o papel do governo Lula no investimento de mais de 150 milhões de reais na área de infra-estrutura dos municípios.
O papel de âncora do programa ficou a cargo da deputada federal do PCdoB pelo Rio Grande do Sul, Manuela D'Ávila, que com sua experiência jornalística e parlamentar dá uma cara jovem e moderna ao formato destes dez minutos do vídeo em cadeia nacional.
Durante programa será divulgado o número do telefone 0800, permitindo que todos os interessados em conhecer melhor o PCdoB e suas propostas para o Brasil entrem em contato gratuitamente com o partido de qualquer lugar do território nacional.
Em seguida, o portal Vermelho e o Partido Vivo disponibilizarão o programa em baixa resolução.
De Brasília,
Pedro de Oliveira