Programa do PCdoB vai ao ar nesta quinta
Uma semana depois de completar 86 anos de atividade, o PCdoB leva ao ar amanhã à noite, em cadeia nacional de rádio e TV, seu 31º programa político-institucional desde 1986. Serão 10 minutos que, mais uma vez, reforçam essa conquista da luta pela democ
Publicado 02/04/2008 09:40 | Editado 04/03/2020 16:48
Será dado destaque à principal marca política do PCdoB na atual conjuntura – o movimento pelas reformas democráticas, ao qual já conseguimos integrar cinco partidos populares que acabaram de debater e organizar, num seminário em Brasília, a contra-ofensiva aos que procuram atacar sistematicamente o governo Lula e sua base parlamentar.
Para os comunistas, as reformas política, tributária, agrária, urbana, educacional e das comunicações são essenciais. Daí o programa político detalhar o que queremos construir com cada uma delas. Nessa edição, entretanto, o PCdoB focará a atenção nas reformas urbana e tributária, tendo como âncora a deputada federal pelo Rio Grande do Sul, Manuela D'Ávila.
Várias lideranças importantes do partido apresentarão à população brasileira o pensamento e as linhas de ação partidárias para enfrentar os problemas que afligem as grandes cidades do Brasil, especialmente as capitais. Como deputado federal do Maranhão, Flávio Dino foi convidado a falar sobre as prioridades do PCdoB em relação à reforma urbana e qual tem sido o papel do Governo Lula no investimento de mais de R$ 150 bilhões na área de infra-estrutura das cidades. Inclusive em São Luís, com o programa Rio Anil, que beneficia milhares de conterrâneos e gera oportunidades de emprego.
A reforma urbana defendida pelo PCdoB abrange, necessariamente, ações em três frentes estratégicas: urbanização, saneamento e transporte. Na duas primeiras, o governo já garantiu avanços importantes com o Programa de Aceleração do Crescimento – o PAC.
Falta, porém, enfrentar de modo consistente e decidido a problemática do transporte nas grandes cidades, onde o trânsito cada vez mais congestionado e caótico prejudica com maior intensidade os mais pobres. Os trabalhadores, hoje, são obrigados a passar mais de três ou quatro horas por dia no trânsito para chegar ao trabalho e depois voltar para casa.
Para o PCdoB, a solução é construir novas vias e qualificar o sistema de transporte público, priorizando os meios de transporte coletivos (com corredores exclusivos), incentivando a utilização de meios não motorizados (por exemplo, com a construção de passarelas e ciclovias) e garantindo a integração entre as diferentes modalidades de transporte e de circulação.
Outros líderes partidários, como o deputado federal Aldo Rebelo, ex-presidente da Câmara dos Deputados, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, a deputado federal e líder da bancada do PCdoB na Câmara, Jô Moraes, a atual secretária municipal de Ciência e Tecnologia de Niterói, Jandira Feghali, a vereadora do PCdoB de Salvador, Olívia Santana, entre muitos outros, também estarão no programa político. Todos defendendo maiores investimentos em moradia, transporte, educação, saúde e saneamento básico para melhorar a qualidade de vida nos centros urbanos.
O presidente do PCdoB, Renato Rabelo, fará um balanço da luta pelas reformas demcráticas, argumentando que somente assim poderemos avançar mais no desenvolvimento sustentado do país, com crescimento econômico e distribuição de renda.
Por fim, destaca-se a participação do músico Carlinhos Lyra, expoente da Bossa Nova que, no mês em que se comemora os 50 anos do surgimento desse movimento tão genuinamente brasileiro, homenageia a todos cantando a música “Samba, amor e socialismo”.
Além disso, durante todo programa será divulgado o número do telefone 0800 que permitirá, de forma gratuita, que todos os interessados em conhecer melhor o PCdoB e suas propostas para o Brasil entrem em contato com o partido em qualquer lugar do território nacional.