Sem categoria

Protesto na Costa do Marfim: 'deixe a gente engordar'

No meio das manifestações contra o aumento dos preços dos alimentos na Costa do Marfim, que têm agitado Abidjan desde a segunda-feira (31/3), irrompeu um cidadão com um cartaz bem humorado, implorando ao governo do país: ''deixe a gente  engordar''.

O cidadão parece ter sido atendido. O governo marfinês decidiu na terça-feira suspender a taxa sobre importação do óleo de mesa, de peixe, conservas de tomate, da farinha de trigo, de açúcar, do arroz e do leite com vista a aliviar as taxas aplicadas a alguns produtos de primeira necessidade.



Os preços destes produtos registaram nestes últimos tempos um aumento substancial na Costa do Marfim, provocando violentas manifestações em vários bairros populares de Abidjan, a capital econômica do país.



Numa declaração lida na Televisão Pública marfinesa, o secretário-geral do governo anunciou igualmente medidas de reforço policial na luta contra o roubo praticada nas estradas e que indiretamente faz comerciantes aumentarem os preços dos produtos locais.



Estas medidas acontecem após a retomada na terça-feira (1.º/4) de manifestações contra a carestia de vida, que abalaram segunda-feira vários bairros de Abidjan.



Segundo o governo, o aumento dos preços nos mercados africanos, marfinês em particular, tem a ver com o aumento dos preços a nível mundial.



Uma pessoa foi morta e pelo menos 10 ficaram feridas durante os protestos dos dois últimos dias, quando as forças de repressão dispararam contra a multidão que se manifestava nas ruas de Abidjan,



A polícia anti-motim teria disparado para o ar e usado gás lacrimogêneo, em uma tentativa de dispersar a multidão, formada principalmente por mulheres, que se reuniu e montou barricadas para sustentar os protestos.