Publico interage na abertura da Mostra desUSA 

Teve início ontem, dia 01, pela manhã no Salão de Atos da URCA  a abertura da Mostra desUSA de Artes Visuais com a palestra: Artes Visuais e os Códigos Hegemônicos proferida pelo professor doutor em arte-educação pela Universidade de Sevill

Na oportunidade houve o lançamento da Coletânea ''desUSA quem te USA'' que reúne poesias e imagens de vários artistas do Brasil, além de recital com Rapunzell, André de Andrade e Vanuzia Tavares.


 


Uma das novidades é que metade do espaço foi  reservado para o público fazer suas interferências deixando  registros poéticos, artísticos e pensamentos, um dos espaços foi destinado exclusivamente para as crianças. Neste sentido, durante o decorrer do mês de abril o público poderá interagir na exposição.


 


Uma performance/intervenção também marcou a abertura. Um personagem trajado de prisioneiro de Base de Guantânamo (Centro de tortura dos Estados Unidos em Cuba) adentrou a exposição e ficou em silêncio, paralisado, no meio do publico e das obras. Uma bandeira preta do lado externo do prédio da RFFSA evidencia o luto pelo mortos da guerra no Iraque.  


 


Para a artista Fatinha Gomes, do coletivo Camaradas,  o público e os artistas estão tendo clareza da temática do evento (imperialismo estadunidense). Ela ressalta que a mostra contribuir também para a formação política do público. A intenção dos organizadores é mobilizar o maior número de estudantes e professores da rede pública de Ensino. O artista plástico e pedagogo  Alexandre Lucas evidencia que a mostra foi pensada pra contribuir no processo de fruição artística, e enfatiza que o espaço expositivo tem um caráter didático e interativo.  Os professores poderão agendar visitas e discussões sobre a mostra.


 


Amanhã, dia 03, a partir das 20 horas, no Sesc – Crato, acontece o show de Fatinha Gomes (entrada gratuita), e na sexta-feira, as 19 horas no Salão de Atos da Universiade Regional do Cariri – URCA, acontecerá a Mesa-Redonda com a temática: Mídia e Dominação Cultural com presença dos jornalistas:  Ana Santos – Assessora (PB) jornalista com atuação nos movimentos juvenis e de democratização da mídia; Pedro Oliveira – ex-membro da equipe da Revista Veja e fundador do  Fórum do Nacional pela Democratizacao da Mídia, ex-diretor da Fenaj (SP); Elizangela Santos – Jornalista editora de vários jornais no Cariri e Rangel Junior,   músico, poeta, professor de psicologia e Pró-Reitor de Ensino de Graduação da Universidade Estadual da Paraíba (PB).


 


Durante o mês de abril,  o Coletivo Camaradas realizará na cidade do Crato uma série de intervenções urbanas que fazem parte de um trabalho que vem sendo desenvolvido com alunos da URCA denominado de ''Vivencia Estética''  o qual deverá ser transformado em vídeo para aulas de artes do Ensino Básico.  


 


 


De Crato,


Alexandre Lucas