Sem categoria

UNE e UBES fazem ato político pela reconstrução da sua sede

Ato político, nesta quinta-feira (3) na Câmara dos Deputados, em Brasília, relembra os 44 anos do incêndio da sede da União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES) pelo regime militar no Rio de Janeiro e vai

O evento vai reunir personalidades como a ministra da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Nilcéia Freire; do secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Sergio Mamberti; do secretário-executivo do Ministério dos Esportes e ex-presidente da UNE, Wadson Ribeiro; do senador Renato Casagrande (PSB-ES); da senadora Ideli Salvati (PT-SC); dos deputados Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e  Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA).



Também estão sendo aguardados parlamentares que passaram pelo movimento estudantil e que falarão sobre a importância do movimento para a consolidação da democracia no Brasil.



Recentemente, a UNE e a UBES recuperaram o terreno da sede, ocupando o lugar após uma grande passeata realizada em 1º de fevereiro de 2007. Em seguida, iniciaram a campanha pela reconstrução da sede.



Os diretores das entidades, mobilizados em Brasília na última semana, já conseguiram coletar mais de 400 assinaturas de congressistas. Essas assinaturas serão anexadas a uma carta, pedindo apoio à construção do prédio de 13 andares, arquitetado por Oscar Niemeyer, que será a nova sede das entidades. O documento será enviado ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.



Apelo dos senadores



O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) anunciou, em discurso no plenário do Senado nesta terça-feira (1º) no Senado a realização do ato promovido pelas duas entidades etsudantis, pedindo aos demais senadores que participem da mobilização.



O senador comunista relembrou que no dia 1º de abril, em 1944, a UNE sofria um duro golpe com a invasão, saque e incêndio da mesma sede que hoje a entidade procura reconstruir. “Após recuperarem a posse do terreno da rua Praia do Flamengo, em fevereiro de 2006, estudantes lutam, hoje, pela reconstrução da sede. A UNE e a UBES querem que o mesmo Estado que a destruiu a reconstrua, devolvendo à juventude brasileira aquilo que lhe foi tirado”.



Em apelo dirigidos aos senadores, Inácio disse ainda que “é preciso viabilizar a reconstrução da histórica sede da União Nacional dos Estudantes como forma de garantia da reparação dos danos causados à organização dos estudantes brasileiros pelo Estado”.



De Brasília
Márcia Xavier