Comerciários se mobilizam pela regulamentação do comércio de Fortaleza
Os comerciários de Fortaleza reforçaram nos últimos dias a mobilização em favor da regulamentação do funcionamento do comércio. Além de buscar o apoio de outras entidades do movimento sindical, o sindicato da categoria acentuou a articulação com parlament
Publicado 03/04/2008 16:53 | Editado 04/03/2020 16:36
No dia 31 de março, o Sindicato dos Comerciários de Fortaleza reuniu autoridades e o movimento sindical para discutir as questões sobre a Regulamentação do Comércio de Fortaleza.Na ocasião, compareceram o Deputado Estadual Nelson Martins (PT), o Secretário do Centro de Fortaleza, José Nunes Passos, o coordenador do escritório de Fortaleza do Deputado Federal Chico Lopes (PCdoB), Inácio Carvalho, o Chefe de Gabinete do Deputado Federal Eudes Xavier (PT), Valdeci Rebouças, o Presidente da Fetrace, Elizeu Rodrigues, além da diretoria do Sindicato dos Comerciários, representante da União Nacional dos Estudantes (UNE) e de outras entidades sindicais.
Todos demonstraram interesse para trabalhar em prol da aprovação do Projeto de Lei e defender o interesse dos trabalhadores. O chefe de gabinete do Dep. Federal Eudes Xavier, Valdeci Rebouças, pediu mais cautela nas deliberações tomadas na reunião para não prejudicar o andamento das negociações, pois iria se reunir, juntamente com parlamentares, com o Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Tim Gomes (PHS), e solicitar que o mesmo recebesse representantes do Sindicato dos Comerciários para discutir as divergências do PL e encontrar soluções.
O Secretário Geral do SindComerciários, Miranda Garcez, afirmou o compromisso de debater e negociar com o vereador para que se chegue a um consenso de forma a beneficiar a categoria. “Estamos à disposição para o debate. Queremos abrir os canais de negociação”, disse ele. E ainda informou, mais uma vez, que a discussão trata-se de regularizar como abrir o comércio e não de como fechar.
Uma nova reunião foi agendada com o Presidente da Câmara de Fortaleza, Tim Gomes, agora com a presença de representantes do Sindicato, para o dia 07 de abril, às 10:00 horas.O Sindicato dos Comerciários espera que, neste momento, haja entendimento de ambas as partes para que o projeto possa ser votado e aprovado.
O Projeto de Lei foi apresentado pela Prefeita Luizianne Lins (PT), no dia 25 de maio de 2007, para cerca de 700 pessoas, em uma solenidade na Sede do Sindicato dos Comerciários em comemoração aos 74 anos da entidade. O PL foi entregue ao vice-presidente da Câmara Municipal, José do Carmo, que se comprometeu a pedir urgência na questão, a fim de que o projeto torne-se lei o mais rápido possível. Outros vereadores também reforçaram o discurso, mas até o momento, o projeto não foi votado.
Fonte: Sindicato dos Comerciários