Padre Paulino comemora 83 anos nesta quarta-feira
O padre se destacou por sua luta em defesa dos povos da floresta, se tornando ao longo dos anos uma das figuras mais respeitadas de Sena Madureira
Publicado 03/04/2008 12:21 | Editado 04/03/2020 16:10
Mais conhecido pelos fiéis da igreja como o médico da floresta, o vigário da paróquia Nossa Senhora da Conceição em Sena Madureira, padre Paulino Maria Baldassari, completa nesta quarta-feira, 2, 83 anos.
Nascido na província de Bolonha, na Itália, e com mais de 51 anos na região do Acre, o padre se destacou por sua luta em defesa dos povos da floresta, se tornando ao longo dos anos uma das figuras mais respeitadas de Sena Madureira, cidade onde consolidou o seu trabalho como religioso.
Em longas desobrigas pelos rios Yaco e Purus, o religioso ganhou o respeito de ribeirinhos e indígenas um trabalho que foi alvo até de um documentário feito pela TV Senado.
O sacerdote chega a passar 6 meses por ano dentro da mata, prestando serviços à milhares de famílias de seringueiros e indígenas. Ele realiza batizados, casamentos, missas, novenas e outros tipos de atendimentos principalmente relacionados à saúde e de orientação sobre conflitos agrários.
O trabalho do padre Paulino no combate à devastação da floresta amazônica, inclusive, organizando famílias de seringueiros pela posse de suas terras, fez com que fosse alvo de várias ameaças de morte durante as décadas de 80 e 90, mas sua luta tem hoje reconhecimento nacional e internacional.
Esse reconhecimento fez com que a Universidade Federal do Acre (Ufac) lhe concedesse o título de doutor honoris causa. Padre Paulino recebeu o prêmio Chico Mendes, na categoria liderança, que é entregue todos os anos pelo Ministério do Meio Ambiente aos mais importantes cientistas, lideranças e organizações a causas do Brasil.
Algumas autoridades municipais como o prefeito de Sena, Nilson Areal, o presidente da câmara, Jairo Cassiano e o diretor da Rádio Difusora, Rivaldo Severo prestaram homenagens ao vigário.
Mesmo no dia de seu aniversário o médico da floresta está realizando a atividade que mais lhe causa satisfação. Ele irá realizar consultas às pessoas que comparecerem na paróquia na busca de seus cuidados médicos.
Fonte: Agência de Noticias do Acre.