Cine Ceará vai a Sobral
Em entrevista coletiva, ontem, organizadores do Cine Ceará falaram sobre a nova edição do festival, que este ano chega a Sobral
Publicado 05/04/2008 14:39 | Editado 04/03/2020 16:36
A maioridade chegou para o Cine Ceará. E, com ela, a responsabilidade que pode ser representada por uma maior amplitude de atuação. Calma, ainda não se trata da latinização proposta incansavelmente pelo Secretário de Cultura do Estado, mas por um novo contato com o público cearense. Um novo público cearense. É que, apesar de focado ainda em Fortaleza, com mostras também ocorrendo no Centro Dragão do Mar, em alguns bairros da cidade e sobretudo no cinqüentário Cine São Luiz, o Festival Ibero-Americano de Cinema efetiva sua relação com o Estado, através de um processo de interiorização da sua programação.
Todos os filmes, 18 curtas e 10 longas-metragens, serão exibidos em Sobral no dia seguinte à sua mostra em Fortaleza. Se ainda não é o processo de bolivarização cultural, sobre a qual Auto Filho não esqueceu de falar ontem, na coletiva do festival, pode representar o início de um projeto mencionado por ele em torno da difusão do audiovisual por 10 regiões do Estado. “O destino do Brasil é o destino da América Latina”, reiterou, sem fazer maiores considerações sobre a efetiva novidade do festival.
O que importa é que após a solenidade de abertura, no próximo dia 10, a exibição dos filmes, começa por lá dia 12, no dia seguinte ao início da mostra competitiva, no São Luiz. Quer dizer, um verdadeiro segundo festival tomará a Princesinha do Norte. A cidade também receberá alguns cursos e palestrantes do seminário Nordeste, Cangaço e Cinema, além dos filmes. “Eles têm uma estrutura muito boa, com dois cinemas, auditório para 600 pessoas, a Ecoa, cm alguns cursos e palestrantes do seminário sobre Cangaço e Cinema… O pessoal de Sobral vai participar. Uma conquista para Sobral. A continuidade vai depender de Sobral, mas acredito que esse seja o interesse da Secretaria de Cultura, da Prefeitura”, sugere o diretor do festival, Wolney Oliveira.
Ao que Rejane Reinaldo, Secretaria de Cultura de Sobral, considera: “A gente quer que seja assim, Sobral tem um núcleo de pessoas que trabalham com audiovisual, então tem tudo para entrar neste circuito. A partir do momento que haja mostras, discussões, isso ajudará as pequenas produções. O intercâmbio já é uma das filosofias da Ecoa. Acredito muito no público de Sobral, que é um pólo cultural e universitário. O mundo é aqui”. Há possibilidade de uma premiação paralela, pelo menos por parte do público? “Pode ser que nos próximos anos a gente faça até mesmo uma parceria de premiação paralela. A experiência dirá”. E viva a latinidade!
Uma programação das mais diversificadas
De 10 a 17 de abril, o 18º Cine Ceará toma, em sua programação oficial e mostras como o Meu Primeiro Filme e Cinema na Terceira Idade, o Cine São Luiz. Outros espaços utilizados pelo festival são o Espaço Unibanco Dragão do Mar, a Casa Amarela Eusélio Oliveira e o Teatro Celina Queiroz (Unifor), palco do seminário ´Televisão Pública, Produção de Conteúdo e Interatividade´, no dia 16.
Em Fortaleza, ainda, as estréias de ´Waldick, sempre no meu coração´, de Patrícia Pillar, dia 12, e de ´Elegia Friulana´, de Fernando Birri. De 12 a 19 de abril, o Cine Ceará vai ao Cine Renato Aragão e ao cine Salb Rangel, em Sobral, onde também acontece o seminário ´Nordeste, Cangaço e Cinema´, na Escola de Comunicação, Cultura, Ofícios e Artes de Sobral.
As credenciais para assistir ao filmes, em Fortaleza, podem ser trocadas por 1kg de alimento não perecível. Com o cupom publicado no Diário do Nordeste, o quilo de alimentos dá direito a 10 credenciais. Sem o cupom, cada quilo de alimentos dá direito a cinco credenciais. O 18º Cine Ceará é uma realização da Asssociação Cultural Cine Ceará e uma promoção da Universidade Federal do Ceará, com patrocínio da Coelce, Banco do Brasil, Petrobras, grupo Marquise, Prefeitura Municipal de Fortaleza, Governo do Estado do Ceará e apoio do Sistema Verdes Mares. www.cineceara.com.br
Fonte: Diário do Nordeste