PCdoB quer renovar ação na juventude em encontro nacional
Após quase cinco anos da realização do primeiro Encontro Nacional Partido e Juventude, o PCdoB fará sua segunda edição nos próximos dias 19, 20 e 21 de abril. O evento – que acontece na UNIP da rua dr. Bacelar, 1212, em São Paulo – pretende atualizar a po
Publicado 15/04/2008 18:58
O objetivo é unificar, em nível nacional, o trabalho partidário e aprimorar a mobilização e o protagonismo partidário nas batalhas políticas da juventude. Por isso é voltado especialmente para os membros das comissões auxiliares do Comitê Central, das frações nacionais do movimento juvenil, das comissões políticas dos comitês estaduais, além dos secretários de Juventude e da militância juvenil que o partido mobilizará nos estados.
O evento acontece num momento importante de crescimento da vida partidária e reflete a necessidade de discutir a atuação do PCdoB na área de juventude, frente em que o partido sempre teve atuação destacada. “A juventude tem papel essencial na luta política, especialmente no atual momento em que é fundamental a mobilização de todos para garantir a continuidade do ciclo aberto em 2002, com a eleição de Lula”, disse o secretário de Juventude do partido, Ricardo Abreu, o Alemão.
Áreas essenciais
Alemão destacou quatro áreas fundamentais para o partido trabalhar na frente de juventude. A primeira delas é a própria atuação no movimento juvenil. Outra é a luta de idéias, promovendo estudos focados na juventude com um olhar marxista, mas atualizado de acordo com a realidade brasileira. “Por isso, temos atuado em entidades como o Centro de Estudos e Memória da Juventude (CEMJ) e similares nos estados”, lembrou Alemão.
A terceira área é a de políticas públicas para juventude. Neste caso, a atuação de parlamentares e gestores públicos do PCdoB, bem como a participação dos comunistas em conferências temáticas, é estratégica para melhorar as condições de vida dos jovens brasileiros.
Por último, outra área importante é a interface necessária entre o trabalho de juventude e a estruturação partidária. Isso envolve o incremento das filiações, a afinação da comunicação com esses jovens e o estímulo à sua formação intelectual.
''O partido aposta na juventude, no seu papel conscientizador e mobilizador. Por isso, é uma das prioridades do partido e por isso estamos convocando esse segundo encontro”, finalizou Alemão.
O 2º Encontro Nacional Partido e Juventude acontece na Universidade Paulista (UNIP), Campus Indianópolis, Rua Dr. Bacelar, 1212, Vila Clementino, São Paulo (veja o mapa clicando aqui).
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3054-1800, com Márcio ou Rogério, ou pelo endereço eletrônico juventude@pcdob.org.br.
Programação
19 de abril (sábado)
14h – Abertura
14h10 – Atualização política (Renato Rabelo, Presidente Nacional do PCdoB)
15h10 – Apresentação do texto base para o debate (Ricardo Abreu Alemão, Secretário Nacional de Juventude do PCdoB)
16h30 – Intervalo
16h50 – Debate em plenário
18h20 – Intervalo
18h40 – Debate em plenário
20h – Final dos trabalhos do dia
20 de abril (domingo)
9h – Grupos de discussão sobre o texto base
10h40 – Intervalo
11h – Grupos de discussão sobre o texto base
12h – Apresentação de relatórios do debate em grupos
13h – Almoço
15h – Debate em plenário
17h – Intervalo
17h20 – Debate em plenário
18h40 – Intervalo
20h – Final dos trabalhos do dia
21 de abril (segunda)
9h – Debate em plenário
10h40 – Intervalo
11h00 – Debate em plenário
11h30 – Conclusão do debate sobre o texto base
13h – Final dos trabalhos do Encontro
De São Paulo,
Priscila Lobregatte
Matéria atualizada em 16 de abril, às 12h37