Plenária do Recife reafirma pré-candidatura de Siqueira
Com a presença de cerca de 1.200 pessoas, a plenária do PCdoB do Recife realizada ontem, dia 14, confirmou a pré-candidatura do vice-prefeito Luciano Siqueira. A participação massiva de representantes dos vários movimentos sociais apoiados pelo pa
Publicado 15/04/2008 19:13
Além do vice-prefeito e pré-candidato no Recife, Luciano Siqueira, estavam à mesa do evento – realizado no Auditório Tabocas do Centro de Convenções do Recife – figuras como a deputada federal Jô Moraes, representando o Comitê Central do PCdoB; o presidente do partido em Pernambuco, Alanir Cardoso; a prefeita de Olinda, Luciana Santos e o deputado estadual Luciano Moura, entre outros.
Ao abrir os discursos, o vereador Vicente André Gomes foi ovacionado e cada novo orador era recebido com carinho e exaltação. Para Luciana Santos, o Recife vem acumulando conquistas e “não é permitido retrocessos”. Segundo a governante, o nome de Luciano Siqueira é bastante relevante porque ele tem elaborado uma nova agenda para a cidade. “Uma agenda pautada em cima dos êxitos do atual governo, do qual Siqueira faz parte”, comentou.
Ao ver o auditório lotado, Alanir Cardoso lembrou que, em muitas outras ocasiões, encontros como aquele eram realizados em pequenas salas, “algumas vezes até sem janelas”. O presidente garante que a escolha pelo nome de Luciano Siqueira para representar o PCdoB nas eleições de uma grande cidade como o Recife não foi à toa. “Esta foi uma decisão tomada em julho de 2007, em cima de toda a experiência política e partidária que Luciano tem”, disse Cardoso.
O discurso de Luciano Siqueira foi o mais emocionado. O vice-prefeito falou com força e propriedade de “velho militante”, como ele assim se define. Siqueira explicou aos participantes da plenária as ações do partido nos últimos meses, enfatizando as atividades Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e a luta pela aplicação de seis reformas democráticas: tributária, política, de democratização da mídia, urbana, agrária e da educação.
Luciano Siqueira vem recebendo o apoio de diversos segmentos sociais, como os universitários, a intelectualidade, a juventude e, acima de tudo, do povo. Apesar de ainda não ter recebido o apoio formal dos outros partidos, o pré-candidato afirma que o PCdoB não está sozinho e que vem acumulando, inclusive, manifestações de apoio de filiados de outras legendas.
De acordo com o vice-prefeito, sua candidatura somente será homolgada na convenção partidária de junho. Até lá, ele, juntamente com a economista Tânia Bacelar e o urbanista Osvaldo Lima Neto, está elaborando uma plataforma de governo municipal contendo propostas para a campanha. “Propostas que levam em consideração o novo momento econômico que Pernambuco está vivendo”, finalizou Siqueira.
Do Recife,
Daniel Vilarouca