Sessão Especial na CMS comemora os 75 anos do SBBA
A realização, na noite de quarta-feira (16/4), no Espaço Cultural da Câmara Municipal do Salvador, de mais duas significativas atividades em comemoração aos 75 anos de fundação do Sindicato dos Bancários da Bahia, transcorrido em 4 de fevereiro, em pleno
Publicado 17/04/2008 19:54 | Editado 04/03/2020 16:21
A sessão especial convocada pelo vereador Everaldo Augusto (PCdoB) e a abertura da exposição fotográfica, que resgata fatos históricos em sete décadas e meia de vida do SBBA, atraíram não apenas bancários, mas também políticos de expressão, jornalistas, intelectuais, estudantes, dirigentes e ativistas das mais diversas categorias trabalhadoras. Foi uma festa à altura do Sindicato.
O local escolhido não poderia ser mais apropriado. Afinal, para celebrar uma entidade tão popular, que tem se caracterizado não apenas na defesa intransigente dos interesses da categoria, mas também por participar das principais lutas da sociedade brasileira, em particular dos trabalhadores, nada melhor do que a chamada “Casa do Povo”. E a Câmara Municipal, debruçada para a imponente e bela Baía de Todos os Santos, abriu as portas para parabenizar um dos mais combativos e influentes sindicatos do Brasil.
Durante a sessão especial, o vereador Everaldo Augusto, que já presidiu o SBBA, disse, em um momento de grande felicidade, que o Sindicato é uma Escola de Solidariedade, em uma referência à capacidade da entidade de ajudar, apoiar e assumir a luta e os projetos das mais diferentes categorias trabalhadoras e segmentos da sociedade.
Mesa
Presidida pelo vereador Everaldo Augusto (PCdoB), a sessão especial em homenagem aos 75 anos do SBBA teve na mesa as presenças de personalidades do mundo bancário e político.
Além de Eleonora Mutti de Carvalho, irmã do fundador do Sindicato, José Mutti de Carvalho, sentaram à mesa o presidente do Sindicato, Euclides Fagundes Neves, o vice da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto, o superintendente regional do BNB, Nilo Meira Filho, as vereadoras Olívia Santana e Aladilce Souza e o deputado estadual Álvaro Gomes.
Fotografias
Até o próximo dia 25, alguns dos mais importantes fatos históricos que marcaram a trajetória dos 75 anos do Sindicato da Bahia estão exibidos em 100 fotos expostas no foyer do Espaço Cultural da Câmara Municipal do Salvador.
A exposição fotográfica foi aberta na noite de anteontem, logo depois de encerrada a sessão especial convocada pelo vereador Everaldo Augusto (PCdoB) para comemorar o aniversário do SBBA.
As fotos, coloridas e em preto e branco, resgatam acontecimentos protagonizados pelo Sindicato e os que a entidade teve presença significativa, como as greves iniciais da categoria na primeira metade do século passado, as paralisações recentes, as manifestações pelas Diretas Já, o Fora Collor, a eleição presidencial de 1989, a primeira depois da ditadura militar, os protestos contra o fechamento do Econômico, a cassação de ACM, a corrida rústica, o festival de música, os forrós e muitos outros fatos históricos, econômicos, sociais e políticos.
Fonte: Assessoria de Comunicação do SBBA