Seminário orienta projeto eleitoral dos comunistas potiguares

Com 170 participantes, foi realizado, sábado, 26, em Natal, o Seminário Eleitoral Estadual 2008 do PCdoB/RN. Entre os presentes ao evento, destinado a dirigentes municipais e pré-candidatos do partido, havia representantes de 38 cidades do estado, com des

O encontro teve como pauta as orientações para a construção dos projetos eleitorais do PCdoB e os aspectos da legislação eleitoral, além de discussão sobre comunicação e propaganda. Também foram abordadas questões relativas à organização – normas internas para as candidaturas e a campanha pela carteira nacional de militante.



Presença na vida do povo



Na abertura, o presidente do partido no RN, Antenor Roberto, fez uma análise da conjuntura internacional e nacional, salientando uma das principais tarefas partidárias no momento: construir um partido comunista moderno, que faz a luta pelo socialismo e a defesa do processo revolucionário, atuando na vida cotidiana do povo, buscando qualidade de vida e estando presente no movimento social, nas prefeituras e câmaras.



Já na segunda parte da programação, o secretário de formação do PCdoB-RN, Christian Vasconcelos, fez uma apresentação sobre planejamento de campanha, com a necessidade de entender a realidade local e conhecer o eleitorado, avaliando as forças comunistas, a dos aliados e as dos adversários. O dirigente também abordou questões como o cálculo do quociente eleitoral e sua importância para a definição de coligações e/ou lançamento de chapas próprias.



A tarde do encontro foi dedicada à discussão da legislação, com a explanação do advogado Ricardo Pinto, membro da Comissão Política Estadual do PCdoB/RN, que destacou questões jurídicas e o calendário eleitoral. Finalizando o evento, o Secretário Estadual de Comunicação, Jan Varela, fez uma apresentação sobre propaganda, com orientações quanto à divulgação das candidaturas nas várias fases da campanha.



Partido vivo



Durante o debate, ficou patente o crescimento e a qualificação vivenciados pelo partido no Rio Grande do Norte. Militantes ativos de vários movimentos sociais, destacados quadros da sociedade e participantes de governos municipais apresentaram suas pré-candidaturas.



São vinte municípios onde o PCdoB tem pré-candidatos a prefeito, incluindo os mais populosos, como Mossoró, segunda maior cidade do RN, onde o partido lançará Antônio Capistrano à prefeitura, além de Parnamirim, cujo atual secretário de planejamento, Walter Fernandes, é pré-candidato a prefeito, e Caicó, com o ex-prefeito Roberto Germano como um dos nomes mais fortes na disputa eleitoral. Outras importantes localidades que apresentam candidatos comunistas são Patu, com João Godeiro, e Apodi, com Gilvan.



Municípios em campanha



Em São Gonçalo, junto à pré-candidatura de Professora Célia, o PCdoB já tem 17 pré-candidatos à câmara. Outro município que apresenta uma pré-candidata comunista é Ipanguaçu, com Francisca Neide, acompanhada de 14 pré-candidatos a vereador. Em Santa Cruz, o PCdoB participa de uma frente popular que inclui quatro legendas e terá três candidatos ao legislativo municipal, enquanto Baraúna apresentará dez. A região da Grande Natal também se destacou no encontro, com representantes de Macaíba, Extremoz, Ceará Mirim e São José do Mipibu.



Na capital, com um quadro ainda indefinido quanto à corrida para a prefeitura, os comunistas montam uma chapa de pré-candidatos a vereador que promete um grande desempenho, com nomes como o de George Câmara, advogado e ex-vereador, Mery Medeiros, presidente da Associação dos Anistiados Políticos, Yuno Silva, jornalista e membro do movimento SOS Ponta Negra, Aparecida França, ex-secretária de saúde de Natal, Cristina Santos, líder comunitária da comunidade de nossa Senhora da Apresentação.



Os números do seminário deixam ao PCdoB no Rio Grande do Norte um saldo positivo: de 80 candidatos nas últimas eleições municipais, o partido salta para aproximadamente 350 pré-candidatos às prefeituras e câmaras em todo o estado no pleito de 2008.



De Natal, Ana Cláudia Salomão.