Governo boliviano anuncia fiasco do 'referendo' de Santa Cruz
O governo da Bolívia afirmou que o contestado ''referendo autonômico'' deste domingo no departamento de Santa Cruz foi ''um fracasso onde campeou a fraude''. ''O resultado do dia é que essa consulta fracassou'', afirmou em entrevista coletiva de imprensa
Publicado 04/05/2008 20:45
''O resultado do dia é que essa consulta fracassou. Afirmamos, enquanto governo nacional, que a consulta, além de ilegal e inconstitucional, fracassou, simplesmente porque levou à divisão o próprio povo cruzenho'', disse o ministro.
Rada referiu-se às provas de fraude no bairro de Plan Tres Mil, periferia da cidade de Santa Cruz, onde os moradores capturaram dezenas de urnas previamente recheadas de cédulas marcadas com o ''Sim''. Para ele, isso evidencia a grande fraude, levada avante, segundo disse, com a cumplicidade da Corte Departamental Eleitoral de Santa Cruz.
O ministro afirmou que os episódios de violência em distintos pontos do departamento, registrados por vários veículos de comunicação, confirmam ''o fracasso da consulta ilegal e inconstitucional''. E descartou a validade de qualquer resultado que venha a ser apresentado pelos ''cívicos'' e pelo governo de Santa Cruz.
O presidente da Bolívia, Evo Morales, deve se pronunciar ainda hoje sobre os episódios deste domingo. O pronunciamento em rede nacional de TV está previsto para as 20 horas (hora de La Paz, 21 horas em Brasília).
Da redação, com agências
Veja também:
Multidão em El Alto rechaça separatismo em Santa Cruz
Tropa de choque oligarca leva violência a Santa Cruz
Chávez analisa que Bolívia derrotará plano imperialista