Publicado 04/05/2008 10:26 | Editado 04/03/2020 16:36
No momento da dificuldade, o verdadeiro amigo ou amiga se revela. Assim entendo o SUS (Sistema Únicode Saúde): um ser plural, masculino e feminino, solidário, acolhedor, vigilante, cuidadoso, mas, também, comseus defeitos e falhas, na sua humanidade imperfeita, pois, afinal, segundo os religiosos, só Deus é perfeito.
Este amigo/amiga SUS está completando 20 anos, nascido que foi em 1988, embalado carinhosamentepelas lutas do povo brasileiro por liberdade e em defesa da constituição cidadã: “saúde é um direito de todose um dever do Estado”. E todos precisam do SUS. Não só os pobres que, por décadas, foram abandonados à sua própria sorte eque foram progressivamente acolhidos por esta mãe/pai SUS e seus abnegados filhos e filhas, servidorespúblicos, as milhares de agentes comunitárias de saúde, as equipes do PSF, as equipes dos hospitais depequeno porte, de médio porte, do SAMU e dos hospitais de maior complexidade, de referência terciária.
No entanto, o SUS abrange a todos, ricos e pobres, nas ações de vigilância sanitária de produtos e serviços que usamos ou consumimos no nosso dia-a-dia, nas ações de vigilância epidemiológica, que nos alerta paraepidemias e eventos inusitados, antecipando decisões de proteção à saúde de todos, nas ações de controlede vetores propagadores de doenças, nas ações de vigilância ambiental, nas ações de regulação e auditoriae, finalmente, na vacinação de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Estas ações são todas gratuitas e universais e protegem a todos, indiscriminadamente.
Ninguém está livreda proteção do SUS, embora falem mal dele e só apontem para seus defeitos e erros, que ainda são muitos,pois o SUS, apesar de sua generosidade acolhedora, é muito pobre, o seu cobertor é curto e ainda existem pessoas arrogantes e poderosas cortando pedaços deste cobertor, ao derrotar a CPMF, um imposto solidário e universal. Sou um apaixonado pelo SUS e neste seu aniversário de 20 anos quero dizer: Salve SUS, os que precisam viver te saúdam!
João Ananias Vasconcelos Neto – secretário de Saúde do Estado do Ceará