Sem categoria

Êxitos do PC do Vietnã são também do PCdoB, diz Renato Rabelo

Na manhã do dia 7 de maio,  a delegação do PCdoB visitou a Baia de Ha Long, patrimônio da Humanidade, um lugar belíssimo que está ao norte do país, a duas horas e meia da capital Hanói. É uma área de cerca de 40 quilômetros quadrados pontilhada por c

Na parte da tarde, na volta de Ha Long, a comitiva do PCdoB, dirigida por seu presidente Renato Rabelo, foi recebida pela principal autoridade da República — o Secretário Geral do Partido Comunista do Vietnã (PCV), Nong Duc Manh. Ao encontro esteve presente também o embaixador do Brasil no Vietnã, João de Mendonça Lima Neto.



 
Rabelo lembrou que há um ano o Secretário Geral esteve em visita ao Brasil, onde pôde conversar em um café da manhã com a direção do PCdoB. Desde então até agora, a relação do Vietnã com o Brasil cresceu em qualidade e quantidade. De 2003 a 2007, lembrou o presidente do PCdoB, o comércio bilateral aumentou sete vezes. “E este é somente o começo, pois as relações comerciais do Brasil com o Vietnã eram muito incipientes” completou. Agora, em junho próximo ou início de julho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitará a República Socialista do Vietnã, ocasião onde estas relações poderão ganhar um novo e forte impulso.
 



O que mais impressionou a delegação dos comunistas brasileiros foi o grande impulso de desenvolvimento pelo qual o Vietnã está passando. Na verdade, disse o presidente Renato Rabelo, trata-se de um processo de reconstrução nacional após a destruição provocada pela guerra contra a invasão dos norte-americanos. O esforço pela Renovação, como é chamada a orientação atual do Partido Comunista do Vietnã, completou, neste mês, 20 anos de aplicação em todos os aspectos da economia e da sociedade vietnamita. “Isso demonstra que o povo não ficou entrincheirado, mas foi à luta em campo aberto pela reconstrução”, completou o dirigente brasileiro logo em seguida à exposição feita pelo secretário-geral do PCV.



 
Nong Duc Manh sintetizou a experiência da política de renovação dizendo que depois do final da guerra — que completou 33 anos no último dia 30 de abril — o país tem alcançado êxitos de caráter histórico. Mas, segundo ele, o Vietnã ainda é um país pobre e a luta que o PCV desenvolve no momento é para que em 2010 se consiga sair do subdesenvolvimento e em 2020 se possa alcançar uma etapa mais avançada do ponto de vista econômico e se alcance o estágio de uma sociedade justa e civilizada. “O povo deve se sentir dono do país”, disse o Secretário Manhn, “numa economia em que as forças produtivas sejam desenvolvidas e as relações de produção equilibradas”.


 


Os principais pontos dessa plataforma atual são o incremento das relações de cooperação com todos os países do mundo, o desenvolvimento econômico sustentado, a promoção da cultura e da identidade nacional como base espiritual da nova sociedade. Por fim, para enfrentar problemas surgidos nestes últimos anos, o PCV desencadeou uma campanha para que os militantes e o povo sigam o exemplo e as qualidades morais deixadas como herança importante da vida e obra do eterno líder do povo vietnamita, Ho Chi Minh.



 
Na despedida, o presidente Renato Rabelo destacou que a atual conjuntura internacional impõe o desenvolvimento das relações de cooperação entre paises como o Brasil e o Vietnã. “Existe um grande potencial para se elevar a um novo patamar as relações entre os dois paises. Esta visita nos dá a certeza e nos enche de confiança no futuro”, concluiu Renato. “Temos princípios comuns, mas cada país tem suas particularidades na construção do socialismo. Os êxitos do Partido Comunista do Vietnã para atingir seus objetivos são também êxitos do Partido Comunista do Brasil”.



 
À noite, o embaixador do Brasil no Vietnã, João de Mendonça Lima Neto, ofereceu um jantar em sua residência para a delegação do PCdoB. Ao encontro compareceram personalidades da sociedade vietnamita que tem relações com o Brasil, como o reitor da Universidade de Hanói, Nguyen Xuan Vang e a diretora da cadeira de Português desta mesma universidade, entre outros convidados.


 


 


De Hanói, Vietnã,
Pedro de Oliveira


 


(Matéria republicada em 9/05 devido à invasão virtual sofrida pelo Vermelho)