Chapa da CTB disputa eleição no Cpers

A Chapa 4, ''Inovar é Preciso'', apresenta a idéia de uma nova ação sindical para o Cpers. Esta novidade resume-se em uma equação simples: com a valorização da participação dos trabalhadores, o respeito à democracia e a pluralidade existente na categor

''O Cpers precisa superar a situaçao de isolamento em que se encontra, tanto em relação à categoria, como em relação a sociedade. Só assim poderá enfrentar a política de desmonte da educação pública promovida pelo governo Yeda/Marisa''(Marisa Abreu é a secretária de Educação), afirma Saratt. O isolamento que caracteriza a atual direção é visto pelos integrantes da chapa 4 como um dos principais obstáculos a ser superado para que a entidade recupere a sua capacidade de luta e representatividade.  Para eles o afastamento entre a direção do Cpers e a categoria, bem como a falta de diálogo da entidade com a sociedade, enfraquece a a luta dos trabalhadores. ''De uma lado há um governo autoritário, que tenta sufocar a luta dos trabalhadores. Um governo que já provou que não serve aos interesses do povo. De outro, uma direção do sindicato que está perdida, confusa, dividida e isolada''.


 


 


A proposta de inovação propõe uma nova atitude frente ao tipo de ação sindical que o momento exige. Uma ação sindical que combine a combatividade e a firmeza na defesa dos direitos da categoria, com capacidade de diálogo com a sociedade e o estímulo a participação ativa da categoria. ''É hora de recuperarmos a esperança e a capacidade de luta do Cpers'', conclui Saratt.


 


 


Uma das principais propostas da chapa ''Inovar é Preciso'' é a construção, sob a liderança do Cpers, de um amplo movimento pela valorização do educador e da educação no estado. Este movimento deve envolver toda a categoria e a sociedade, desde os governos, parlamentos, entidades civis e privadas e, sobretudo, os movimentos sociais. ''Queremos estabelecer o diálogo e o debate, para fortalecer a nossa luta. Vamos defender com entusiasmo nossas bandeiras e a nossa entidade, que necessita recuperar o seu papel. Nossa estratégia deve ter como diretrizes a defesa de um projeto avançado para a educação e o combate ao rumo de destruição do estado promoviso pelo governo Yeda'', pontua o representante da chapa 4.


 


A verdadeira oposição



Para o coordenador de comunicação da CTB RS, Pedro Pozenatto,  a verdadeira oposição na eleição do Cpers é a chapa 4. Segundo ele, tanto a chapa 1, como a chapa 2, esta que proclama-se oposicionista, representam a mesma coisa, ou seja, o mesmo modo de fazer a ação sindical, que na opinião do sindicalista está superado. ''Um dos grandes problemas atuais do sindicato são as brigas e disputas internas. Elas se sobrepõem aos interesses da categoria, que fica desassistida e a entidade acaba se isolando''. Para ele, ao contrário, é necessário defender a unidade e a ampla participação da categoria em torno das bandeiras de luta do Cpers.


 


A chapa 3 é formada por integrantes do movimento ''Pó de giz''. Ela está vinculada aos interesses do governo do estado.


 


Segundo o manifesto da chapa 4, o papel da oposição na eleição é justamente o de apresentar o debate sobre a necessidade de o Cpers dar um passo adiante. Inovar na sua concepção de atuação. ''O momento atual requer uma nova forma de fazer a ação sindical. Ela não pode ser excludente nem exclusivista ou fechada. Temos sim que estimular a participação de todos os que querem fortalecer a nossa luta, e transfomar as nossas bandeiras em bandeiras de toda a sociedade, em defesa de um projeto avançado para a educação, sintonizado com o desenvolvimento do estadoe  do país. Não há outra maneira de enfrentar este 'des'governo que está aí e que tanto prejudica a educação''.


 



Propostas



Veja a síntese das principais propostas da Chapa 4:
 
 
 
– Pela recuperação salarial e valorização profissional dos trabalhadores em educação, construída democraticamente;


 – A favor da manutenção do plano de carreira do magistério e dos funcionários de escolas;


– Pela manutenção do caráter público e solidário do IPE Previdência, com a participação dos servidores na gestão;


 – Por um amplo movimento em defesa da educação pública com a participação da sociedade civil organizada;


– Pela aprovação da aposentadoria especial para diretores e especialistas;


 – Pela inclusão digital, com adesão ao profuncionário, visando a qualificação dos funcionários de escolas;


– Pela aplicação da lei de gestão democrática e autonomia financeira, com a aplicação de 35% do orçamento para educação;


 – Elaboração de um projeto político-pedagógico de acordo com as necessidades e demandas da sociedade.
 
 
 
 
 Eleição
 
 
 
A eleição no Cpers ocorre no dia 25 de junho. O entidade possui mais de 80 mil filiados – é um dos maiores sindicatos da américa latina.


 



Veja a nominata da Chapa 4



Presidente: Alex Santos Saratt



1ª Vice-presidente: Patrícia Travi



2ª Vice-presidente: Yassanan de Souza Costa



Secretário-geral: Luiz Afonso Escobar Medeiros



Tesoureiro Geral: Anderson Luís da Silva


 


Diretores:



Roberto Luiz HJeck


Patrícia Tessaro da Rocha


Márcio Dejalmo da Motta


Tatiana Valesca Prati


Siloé Maria Rosa Pritsch


Nara Maria Wagner


Ângela Maria Guimarães da Silva


Neuza Regina Quadros Macedo


Karen Becker de Fálix


Ana Rosa Marques


 



De Porto Alegre
Clomar Porto e Daniel Hammes