Sem categoria

Grupo de elite da Força Nacional vai prevenir crimes ambientais

Pelo menos cem agentes de segurança pública do Batalhão Especial de Pronto Emprego (Bepe) – criado pelo governo federal, nesta semana, para formar 550 profissionais que atuarão de imediato em situações de risco – vão passar por  treinamento específic

A medida foi determinada pelo Ministro da Justiça, Tarso Genro, em atendimento, ao menos em parte, à reivindicação do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que pretendia a formação de uma Guarda Nacional Ambiental.



“Atuaremos para que entre cem e cento e cinqüenta homens do Bepe sejam formados especificamente em repressão qualificada e prevenção de crimes ambientais. Dentro do Bepe teremos uma subunidade altamente especializada nestes crimes e disposta a uma convocação para atuação imediata”, afirmou à Agência Brasil o secretário nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (MJ), Ricardo Balestreri.



O governo federal vai investir, ainda este ano, R$ 27 milhões para viabilizar a implantação do Bepe. Os treinamentos para a primeira turma devem começar em meados de agosto, em um quartel a ser definido no Entorno do Distrito Federal. Já está sendo avaliada pelo Ministário da Justiça a sede do 10º Batalhão de Polícia Militar de Goiás, em Luziânia, cidade a 56 km de Brasília.