Audiência discutirá Combate à Desertificação e Integração de Políticas Públicas

Por solicitação do deputado Lula Morais, a Assembléia Legislativa realizará na próxima segunda-feira, 16 de junho, às 15 horas, no Plenário 13 de Maio, uma audiência pública para discutir o Combate à Desertificação e a integração de Políticas Públicas.

Na terça-feira, dia 17 de junho, é comemorado o Dia Mundial de Combate à desertificação. Há algumas décadas, a desertificação é considerada como um processo natural, sem que houvesse a preocupação com a degradação ambiental. Porém a ação humana vem acelerando este processo que pode se tornar irreversível. O uso intensivo do solo, sem descanso e sem técnicas de conservação, provoca a destruição da paisagem natural e compromete a produtividade, a irrigação mal conduzida, por exemplo, causa a salinização dos solos, inviabilizando algumas áreas e perímetros irrigados do semi-árido.



No Ceará as regiões mais afetadas por este fenômeno são: Inhamuns; Jaguaribe, Jaguaretama e Jaguaribara, no Vale do Jaguaribe; Farias Brito e Assaré, no Cariri; e o núcleo desertificado de Irauçuba, que também envolve áreas dos municípios de Sobral, Miraíma e Forquilha. Somente no município de Irauçuba a área desertificada corresponde a 1451 Km².



Em 1993, a FUNCEME iniciou um estudo de avaliação da paisagem natural do Estado, constatando que mais de 10% do território cearense encontra-se bastante comprometido. “De uma coisa temos certeza, o estágio atual de desertificação no Ceará é bastante preocupante. Portanto, reverter este processo, ou pelo menos contê-lo, é uma providência imperativa”, destaca Lula Morais.


 


 


Fonte: www.lulamorais.com.br