Mega-estrutura é um dos destaques do São João de Aracaju
Cerca de 1,2 mil toneladas de estrutura de alumínio, 800m de fechamento metálico em toda a área da praça Hilton Lopes, 30 bares temáticos, 15 camarotes, sendo um exclusivo para deficientes, house-mix, palco duplo principal, mais outro alternativo para os
Publicado 19/06/2008 13:26 | Editado 04/03/2020 17:20
“Esse é um dos aspectos mais importantes do Forró Caju. Quando cheguei hoje aqui e segui para visitar os camarins dos artistas, o que todos mais elogiaram foi justamente a excelente infra-estrutura, a organização, a segurança e a preocupação com cada detalhe da festa. Isso é gratificante e mostra que todo o esforço feito pela Prefeitura de Aracaju tem conquistado a cada ano o reconhecimento do público, das bandas, da mídia e de toda a sociedade”, comemorou o prefeito Edvaldo Nogueira.
O nível de profissionalismo é tão grande que a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju) inovou em alguns aspectos que se tornaram referência em eventos de grande porte país a fora. É o caso do layout do palco duplo central, formado por áreas integradas, camarote interno no meio e camarins conjugados no mesmo nível. “Esse é um projeto inédito, desenvolvido há sete anos, que faz muito sucesso ao ponto de outras cidades estarem copiando”, explica o responsável pela estrutura, Mário Araújo, do Emes Equipamentos.
A principal vantagem desse formato é agilizar e dar mais praticidade à montagem das bandas, ou seja, não é preciso que uma equipe fique esperando a outra desmontar os equipamentos e cenários para começar a preparar o próximo show. “Esse layout é o mais indicado para qualquer tipo de espetáculo, de Leonardo a Saia Rodada e até Cavaleiros do Forró, que têm cenários em que se requer certo tempo para montagem. Também estamos inovando num acabamento mais sofisticado, todo acarpetado e envolvido com lycra”, informa Araújo.
Para a presidente da Funcaju, Lucimara Passos, os investimentos que fazem do Forró Caju um megaevento existem para dar comodidade e segurança ao público. “Trabalhamos para dar conforto às pessoas, de modo que possam ter uma boa visibilidade do palco, encontrar facilmente as comidas típicas e bebidas, circular com tranqüilidade e evitar transtornos. Além disso, vamos aprimorando os serviços e produtos oferecidos a cada nova edição, como é o caso da luz, do som, das atrações e de novidades como o piso repaginado da praça Hilton Lopes e o arraial do mercado Thalez Ferraz “, reforça.
Reconhecimento
A população reconhece esse esforço e aproveita todas as condições oferecidas para curtir o Forró Caju com tranqüilidade e muita alegria. “Realmente a estrutura grandiosa que é montada chama a atenção. Isso atrai tanto pessoas daqui como turistas de diversas partes do país. A organização, a boa qualidade e a diversidade da programação, assim como esse formato de palco são excelentes. A gente curte uma banda enquanto a outra está sendo montada para se apresentar”, elogia o auxiliar de farmácia Daniel Vieira, 30 anos.
Pensando no bem-estar do público, a Prefeitura de Aracaju também investe todos os anos num abrigo que congrega as equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente e Juizado de Menores, localizada entre os mercados centrais. Outras estruturas que integram o atendimento oferecido durante a festa são os pontos da prevenção e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) – responsável pela limpeza, instalação de banheiros químicos e fiscalização dos bares -, além do posto do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), que instalou um mini-hospital montado ao lado do palco central.