Perpétua pede proteção a indios isolados

A deputada federal Perpétua Almeida (PcdoB-Ac), pede campanha informativa e a contratação de pessoal para reforçar as bases de apoio no Acre. Parceria sai em julho.



O presidente da Fundação Nacional do Índio, Márcio Meira, e o governador Binho Marques assinarão acordo de cooperação destinado a desenvolver projetos específicos para proteger os índios isolados que vivem no Acre.  A informação foi dada pelo dirigente da Funai à deputada Perpétua Almeida, durante audiência ocorrida na manhã desta terça-feira.


A solenidade deve acontecer durante uma exposição fotográfica prevista para os dias 20 e 25 de julho em Rio Branco, sobre a cultura predominante das 24 etnias conhecidas no estado.  No entanto, o foco da exposição será a histórica e as curiosidades dos quatro grupos indígenas isolados que se tem notícia no território acreano. A deputada defende uma campanha informativa dirigida aos povos brancos, reforçando a necessidade de que estes índios sejam mantidos onde estão.  “As terras estão demarcadas e isso é um grande avanço”, disse a deputada, que sugeriu intensificar o monitoramento nas fronteiras para conter a invasão de estrangeiros nas reservas protegidas por lei.


Outro apelo feito ontem pela deputada à Funai está contemplado no acordo de cooperação: ampliar a estrutura de apoio das bases do Alto Envira e do Rio Douro (Jordão). O secretário dos Povos Indígenas do Acre, Francisco Pinhanta, que trabalha na minuta do acordo, irá sugerir a criação de uma terceira base, em Santa Rosa do Purus. Pelo acordo, o Governo do Acre custearia as despesas com a instalação a física. A Funai, por sua vez, apresentaria soluções para a contratação de funcionários especializados.


Márcio Meira, que duplicou o orçamento da Funai nos 14 meses como presidente do órgão, alegou dificuldades financeiras para contratar pessoal. Ele informou que depende da rubrica específica para este fim, e o problema seria resolvido com a aprovação de uma lei que chegou no final do mês passado no Congresso, com pedido de urgência, para criar novos cargos para a Funai.  Perpétua Almeida mobilizou sua assessoria técnica e irá propor que o projeto seja votado dentro do prazo de urgência, que acaba no início de julho.


O secretário Pianta disse que o acordo prevê a criação de Internet nas bases já existentes. A comunicação, segundo ele, também precisa ser reforçada com um alcance maior da freqüência de rádio que serve hoje a Funai nestas localidades. Para ele, a divulgação de imagens dos índios isolados, dias atrás, “só representou uma descoberta para o público externo. Há anos nós trabalhamos em políticas públicas para protegê-los. Neste momento, o que queremos é chamar o estado a colaborar ainda mais com este propósito”, disse.