Capistrano: Colômbia, o perigo mora ao lado

A fisionomia de Ingrid Betancourt estampada nos principais jornais do mundo e na mídia televisiva é de quem foi muito bem tratada, pela Farc, durante o seu cativeiro. Inclusive, ela em entrevista elogia os guerrilheiros e pede por suas vidas.
Agora, o

É preocupante a corrida belicista colombiana, ela traz um desequilíbrio entre as nações da região, hoje o exército colombiano é bem armado e o mais preparado da América Latina, além disso, a mídia consegue fazer um consenso midiático em torno das ações do governo colombiano como se fossem atitudes de um governo democrático em um país sem problemas políticos e sociais. A Colômbia vive sob o comando de um governo de extrema direita associado ao narcotráfico e protegido por milícias paramilitares, conta ainda, com o apoio irrestrito dos Estados Unidos e de Israel.



A Colômbia caminha para ser um Israel na América Latina, fazendo o mesmo jogo sujo que Israel faz no mundo Árabe, hoje um enclave das potências capitalistas, impedindo o desenvolvimento, a independência e a paz no Oriente Médio.



Uribe é ligado aos narcotraficantes, é um lacaio dos interesses norte-americanos, conta com o apoio da grande mídia internacional, que inverte os papeis. Uribe é que é o verdadeiro bandido dessa história e não os guerrilheiros das Farc.



Claro que diante do poderio de fogo do Exército colombiano, a Farc começa a sentir o peso dos dólares norte-americanos (são cinco bilhões enviados nos últimos anos). Sente a presença de agentes da CIA e do serviço secreto de Israel, além da assessoria militar nas operações de combater e desmantelamento da guerrilha. Com a moderna tecnologia, já usada tanto na guerra do Iraque como no combate a resistência palestina no Oriente Médio, o governo Uribe depois de quase cinqüenta anos de luta vem conseguindo fragilizar, à brava e heróica, Forças Armadas Revolucionarias da Colômbia. Os guerrilheiros colombianos vêm sofrendo um processo de desgaste, interno e externamente, começa a faltar o apoio tão importante dos organismos internacionais, dos partidos de esquerda e dos grupos humanistas, a sua luta passou a ser inglória, a força da mídia, hoje, é terrível, ela destrói ideologias, impõem a sua, com isso impede que pessoas tomem posições resultados das suas reflexões, ela impõem a pior das ditaduras, a do consenso midiático.



Sempre gosto de lembrar o caso das armas químicas e biológicas de Saddam, pura mentira, mas a maioria engoliu como verdade, aceitou a destruição de um país sem esboçar nenhuma reação. Mais de um milhão de pessoas mortas em uma guerra cujo único motivo era a disputa pelo petróleo. Saddam é um “bandido”, e pronto, o governo norte-americano disse, então é verdade. Esse é o consenso midiático tão propalado nos últimos tempos, a mídia é quem dá o tom da verdade.  É o caso das Farc e de Saddam.



A fisionomia da ex-senadora colombiana Ingrid Betancourt após seu resgate e de três militares norte-americanos, demonstra o seu bom estado de saúde, diferentemente das suas fotos estampadas nos últimos meses que aparentava uma pessoa debilitada, doente, com jeito de quem estava prestes a morrer. Era a manipulação da informação, criar um clima de comoção, colocar a opinião pública mundial contra as Farc, isso foi feito com muita competência. A mídia, controlada pelos interesses ianques, conseguiu ligar a imagem dos guerrilheiros ao dos narcotraficantes, em uma manobra perfeita.



O nosso alerta vai para as esquerdas, não podemos permitir que criem um Israel no nosso continente. O presidente Bush conseguiu destruí o velho líder palestino Yasser Arafat, ele foi envenenado, destruiu Saddam Hussein, ele foi enfocado, o Iraque vem sendo destruído, o Afeganistão vem em uma guerra genocida há muito tempo. A presença de Uribe e da direita colombiana no poder é um perigo para paz na nossa bem-amada América Latina. Hoje o Exército Colombiano é o mais armado e bem treinado do continente Latino Americano. Um perigo para paz continental.



Antonio Capistrano é presidente do Cepaarn e militante do PCdoB/Mossoró (RN).