Movimento em prol dos 5 Cubanos recebe apoio canadense

Cinqüenta e seis parlamentares do Canadá assinaram na semana passada uma carta na qual demandam justiça para os Cinco Heróis Cubanos presos arbitrariamente em penitenciárias dos Estados Unidos desde 12 de setembro de 1998. O documento expressa que nada ju

O escritor e conferencista canadense Arnold August disse, durante visita a Havana, que o texto exige o direito das famílias a visitarem Fernando González, Ramón Labañino, René González, Antonio Guerrero e Gerardo Hernández.



A iniciativa de Francine Lalonde, membro do Parlamento pelo Bloco Quebequense por La Pointe-de-I’lle (Montreal), e de Libby Davies, legislador pela circunscrição de Vancouver do leste, teve grande receptividade entre os parlamentares, apontou Arnold.



O texto foi enviado a Michael Mukasey, procurador-geral dos EUA; a David Emerson, ministro das Relações Exteriores do Canadá, e a David Wilkins, embaixador de Washington nesse país.



A ação acrescenta-se aos esforços mundiais pela libertação dos Cinco e enfatiza que sejam cumpridos os pronunciamentos anteriores de organizações de direitos humanos, do Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre Detenções Arbitrárias (27 de maio de 2005) e também de 110 membros do Parlamento Britânico , que denunciaram as condições de reclusão e as irregularidade do julgamento realizado na cidade de Miami.



“Não podemos permitir que continue esta situação extremamente dolorosa para estes Cinco cubanos e suas famílias”, assinala a carta.



Em Québec, outras reconhecidas personalidades, como Claudette Carbonneau, presidente da Confederação de Sindicatos Nacionais, e Elsie Lefèvre, ex-deputada da Assembléia Nacional do Québec, manifestaram seu apoio a esta causa.



Fonte: Granma