Chico Lopes: piso nacional do professor é vitória da educação

Em artigo publicado nesta sexta-feira, 18/7, o deputado federal Chico Lopes comenta a implantação do piso salarial nacional do professor da Educação Básica, sancionado esta semana pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Uma vitória histórica da ca

 Graças ao empenho histórico da categoria e à firme disposição do governo Lula em avançar na melhoria da educação pública no Brasil, milhões de professores espalhados por todo o País podem comemorar a aprovação, pelo Senado Federal, do piso salarial nacional dos docentes da Educação Básica. Estão de parabéns todos os que participaram dessa conquista – uma das históricas bandeiras de luta, não apenas dos profissionais do ensino, mas de todos os interessados em uma maior qualidade da educação, ao alcance universal do povo brasileiro.


 


Além de oferecer uma remuneração digna aos professores, o piso salarial nacional contribui decisivamente para uma maior união da categoria. Agora, dos pampas à região amazônica, do sertão ao cerrado, os professores contarão com uma garantia do reconhecimento de sua importância. Uma ligação que reforça a união de nossos mestres e a responsabilidade de cada um em fazer o melhor para garantir uma formação educacional à altura dos crescentes desafios de nosso tempo.


 


Nesse sentido, o piso salarial nacional de R$950,00 demarca uma mudança concreta, em um País em que muitos professores trabalharam durante décadas em troca de vencimentos muitas vezes inferiores ao parâmetro básico do salário mínimo. Para que essa realidade seja de fato superada, precisamos todos estar atentos e não aceitar retrocessos nessa caminhada.


 


Além de festejarmos o piso, devemos reforçar o sentimento de que a luta é possível – e vale a pena. Foi pela nossa união, dos professores de cada recanto deste Brasil, que alcançamos essa vitória. Cabe a nós cuidar para que seja mantida e ampliada, em busca da superação de outros desafios. Além do progresso quanto à remuneração, o piso nacional deve marcar um novo momento na valorização dos professores pelo conjunto da sociedade. Assim poderemos caminhar a passos mais firmes e rápidos, rumo a uma educação de mais qualidade, para todos os brasileiros.


Chico Lopes – Professor e deputado federal pelo PCdoB-CE
 
  


Fonte: www.chicolopes.com.br