Lula Morais alerta para problema da desertificação no Ceará
Na sessão desta quinta-feira (17/07) da Assembléia Legislativa, o deputado Lula Morais chamou atenção para a desertificação no Ceará. Ele destacou a aprovação da Lei que regulamenta ações contra a desertificação no Estado e a realização, nesta Casa,
Publicado 18/07/2008 11:08 | Editado 04/03/2020 16:36
De acordo com o parlamentar, a desertificação começou com uma grande seca ocorrida na África, na qual mais de 50 mil pessoas morreram. “Esse fenômeno chamou atenção de estudiosos e autoridades do mundo inteiro”, disse. Lula ressaltou que o processo da desertificação no Brasil foi debatido na ECO 92, e hoje é um tema adotado pela Agenda 21. O processo atinge aproximadamente 11% do Nordeste, sendo o Ceará um dos estados mais prejudicados.
O deputado informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já apresentou a Política Nacional de Combate e Prevenção à Desertificação até no Mercosul. Aqui no Ceará, a Funceme já delimitou as áreas atingidas, que estão localizadas na região dos Inhamuns, sertões de Crateús, no município de Irauçuba e na região do Médio Jaguaribe.
“Se não houver o envolvimento dos poderes públicos e da sociedade civil, esse problema nunca será resolvido”, salientou Lula Morais, defendendo o incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento da agricultura familiar, e ainda a promoção da educação ambiental, “para que nós possamos evitar e prevenir novas áreas de desertificação”.
Fonte: Assembléia Legislativa