Sem categoria

Paraguai: Vaticano permite que Lugo volte a ser leigo

Em decisão inédita, o papa Bento 16 concedeu ao presidente eleito do Paraguai, Fernando Lugo, a “perda do estado clerical”, o que permitirá ao ex-bispo assumir o poder, no próximo dia 15, sem violar as leis do Vaticano.

Segundo comunicado lido pelo núncio apostólico no Paraguai, Orlando Antonini, a medida foi tomada “pelo bem do país”. “É a primeira vez que isso é concedido [a um bispo]. Foi aceito porque o povo o escolheu e sua condição clerical é incompatível com a de presidente”, disse Antonini, cuja função corresponde à de embaixador do Vaticano.



Diante da novidade, Lugo afirmou, em um breve diálogo com jornalistas, que é uma “notícia esperada por muito tempo”, mas destaca que o Vaticano lhe deu um tempo prudencial para meditar e rever sua decisão.



A cúpula da igreja já havia negado o pedido de Lugo e se opôs a sua candidatura à Presidência paraguaia. O comunicado do Vaticano, de 30 de junho, afirma que a vitória do ex-bispo exigiu “voltar a considerar” a dispensa. Lugo foi eleito em abril apoiado por uma ampla coalizão, encerrando 61 anos de domínio do conservador Partido Colorado.



A nota do Vaticano foi a fórmula encontrada para não violar o direito canônico nem criar dificuldades políticas para o futuro presidente, já que o comunicado da “perda do estado clerical” não tem o caráter de punição. Lugo não precisará respeitar o celibato e “as demais obrigações”, diz o texto.



Da redação, com agências