Debate revela prioridades de campanha dos candidatos em Salvador

O debate promovido na noite desta quinta-feira (31/8) pela TV Bandeirantes iniciou a discussão pública sobre as propostas de governo dos cinco postulantes à prefeitura de Salvador. Apesar das regras que impediram o confronto direto de idéias entre os cand

Humanizar a cidade será a prioridade do governo do candidato Pinheiro, da coligação Salvador, Bahia, Brasil reunindo o PT,PSB,PCdoB e PV, que prometeu implementar políticas públicas que atendam aos interesses de toda a população, garantindo, por exemplo, transporte, saúde, moradia e educação de qualidade. Ele falou ainda de suas idéias  para combater o desemprego, um dos principais problemas do município.


 


Os freqüentes engarrafamentos no trânsito foram lembrados por Pinheiro que propôs a interligação do metrô ao sistema público de transporte através do bonde moderno, a duplicação da ligação Aeroporto/BR 324 e a construção de ciclovias na cidade, como alternativas para desafogar o trânsito em diversas áreas da capital. A possibilidade de atrair recursos para o município através de parcerias com os governos estadual e federal foi enfatizada pelo candidato que se beneficia do apoio de Lula e Wagner.



Os projetos e avanços do governo Lula também foram ressaltados pelo o prefeito João Henrique. Alvo de muitas críticas, o peemedebista apontou como uma das melhores realizações de seu mandato, a implantação do Samu 192, programa  que é federal, além de destacar as obras feitas em parceira com governo de Jacques Wagner. A mesma tática foi adotada pelo ex-prefeito Antonio Imbassahy (PSDB), que mostrou uma plataforma de propostas centradas na parceria entre as três instâncias governamentais. No intuito de se vincular a Wagner, Imbassahy citou até o apoio manifestado pelo governador durante a convenção do PSDB. A experiência administrativa e em captação de recursos serão possivelmente marcas de campanha de Imbassay. 


 


Os candidatos ACM Neto (DEM) e Hilton Coelho (PSOL) foram os únicos a não citar o apoio de Lula como diferencial de campanha. Neto focou seu discurso no fato de ser jovem e pretender fazer um governo novo e diferente, o que provavelmente tentará adotar como marca de campanha. No primeiro momento, o candidato tentou se desvencilhar da imagem do avô, o senador Antonio Carlos Magalhães, e do PFL, que ficou oito anos na Prefeitura de Salvador com Imbassahy, atual candidato do PSDB, mas a estratégia ruiu após ataques dos outros candidatos.  Já Hilton Coelho, negou qualquer vínculo com Lula ou Wagner e passou o debate criticando todos os adversários, sem apresentar propostas concretas.


 


De Salvador,
Eliane Costa
Com Agências