Livro cataloga 219 espécies de aves em território Cearense

Professores da Uece fazem pesquisa sobre as aves encontradas nas diversas regiões do Estado e publicam livro ilustrado. Para a professora Eloísa Maia Vidal, editora do livro Aves do Ceará,  ''…É um registro que traz em si um apelo: a teia da v

Foi pensando nos pais e filhos, no passado, presente e futuro do planeta que dois professores da Universidade Estadual do Ceará (Uece) iniciaram uma pesquisa que virou a primeira publicação completa sobre as aves do Ceará. E esse é o título do livro que István Major e Luís Gonzaga Sales Júnior dedicam aos que, na infância, eram acostumados a ouvir e apreciar, cotidianamente, as espécies nativas por entre as árvores da cidade e do campo, aos que hoje (crianças e jovens) só vêem mais em fotografias, estampas, pela televisão ou pela Internet, e aos que, no futuro, podem ter mais dificuldades de ver uma ou outra espécie, caso decisões de preservação não sejam tomadas com urgência.


 


A pesquisa foi uma grande aventura para os dois, mas o trabalho resultou na satisfação de terem catalogado 219 das 463 espécies encontradas no território cearense. ''Não existia um livro sobre aves e a fauna do Estado. Conheço um de São Paulo, da Universidade de Campinas (Unicamp), mas de tamanho muito menor do que o que publicamos'', informa o professor e pesquisador Stiván Major. Ele recorda que, durante a viagem pelas regiões cearenses, ficou deslumbrado com a beleza das aves. ''Para mim o Ceará é um paraíso e fazer esse trabalho em equipe foi maravilhoso''.


 


Major e Luís Gonzaga já tinham publicado, há quatro anos, pela Fundação Demócrito Rocha (FDR), Aves da Caatinga, um verdadeiro guia para estudiosos e pesquisadores sobre as principais espécies nessa vasta área. Foram observadas pelo dois e pelo biólogo Rodrigo Castro, secretário executivo da Organização Não Governamental Associação Caatinga, 242 espécies no seu habitat natural. A publicação faz também um convite para a preservação da área, mostrando também a riqueza desse bioma exclusivo da região nordestina.


 


A pesquisa sobre as aves do Ceará foi realizada há cinco anos, mas faltou apoio financeiro para a publicação, lembra István Major que é professor de Ecologia da Uece. Ele foi incansável em buscar ajuda em organismos estaduais e federais, mas terminou encontrando o apoio institucional da Gráfica e Editora LCR, do Colégio Christus. A professora Eloísa Vidal ficou na coordenação editorial. O designer gráfico foi Roberto Santos e a capa de autoria de Ângela Barros. A tiragem, porém, foi mínima, apenas 50 exemplares.


 


Todas as ilustrações dos pássaros são do professor István Major. Ele pegou os pássaros um por um para desenhá-los e lembra das mínimas diferenças entre espécies da mesma família. Nas viagens, recorda, só numa praça do município do Crato, na região do Cariri, encontrou 17 espécies. No livro, em cada família, os autores definem as diferenças encontradas, por exemplo, nas cores, no formato dos membros e do bico, nos costumes, rotas e períodos migratórios.


 


As duas publicações, Aves do Ceará e Aves da Caatinga, são guias completos endereçados aos pesquisadores, estudantes e apreciadores da rica fauna cearense. Pode-se encontrar, por exemplo, o maçarico em suas diversas espécies, o tetéu, o jaçanã, a garça-vaqueira, o guará, o urubu-rei, o gavião, o pica-pau, o periquito, o anum, o beija-flor, entre outros. Os autores também relacionam as espécies que visitam o Estado em suas rotas migratórias anuais, muitas percorrendo grandes distâncias, além das espécies ameaçadas de extinção com o alerta para o risco do desaparecimento delas.



O livro Aves da Caatinga respeita o processo ecológico sendo publicado em papel reciclado. O pesquisador encontra toda a sinalização para o seu trabalho em campo. Está sendo trabalhada uma nova edição pelas Edições Demócrito Rocha.


 


Também está sendo preparado o livro das aves para crianças com textos em literatura de cordel por Arlene Holanda e o texto científico do professor e pesquisador István Major.


 


 


 


Fonte: O Povo