Sem categoria

Comitê lança apelo para libertar Geórgia de regime fascista

O Comitê da Paz da Geórgia, que luta por uma solução pacífica para o conflito bélico provocado pelo governo de seu país contra a república autônoma da Ossétia do Sul, divulgou nesta terça-feira (12) um documento em que pede à comunidade internacional que

O Comitê denuncia o regime vigente no país como o verdadeiro culpado pela ação militar que destruiu a cidade de Tskhinvali, capital da Ossétia do Sul.



“Toda a responsabilidade por mais esta guerra fratricida, por milhares de crianças, mulheres e idosos mortos, pelos habitantes da Ossétia do Sul e da Geórgia cabe exclusivamente ao atual Presidente, ao Parlamento e ao  Governo da Geórgia”, afirma o documento.



Denuncia também a ingerência e a participação dos Estados Unidos no conflito, que armou e treinou o exército georgiano, além de ter fornecido armamento para o regime de Saakachvili, o presidente georgiano, submetesse “a uma bárbara destruição” a cidade de Tskhinvali.



Leia a seguir a íntegra da declaração do Comitê de Paz da Geórgia:




Declaração do Comitê da Paz da Geórgia



A Geórgia foi lançada em mais uma sangrenta situação de caos. Na terra georgiana deflagrou com nova força uma guerra fratricida.



Para grande infelicidade nossa, não surtiram efeito os alertas do Comitê da Paz da Geórgia e de personalidades progressistas da Geórgia sobre o carácter pernicioso da militarização do país e sobre o perigo de uma política pró-fascista e nacionalista.



As autoridades da Geórgia, mais uma vez, organizaram uma guerra sangrenta, sentindo o apoio de alguns países ocidentais e de organizações regionais e internacionais.



A vergonha vertida pelos atuais detentores do poder sobre o povo georgiano demorará dezenas de anos a limpar.



O exército georgiano, armado e treinado por instrutores americanos e utilizando armamento também americano, submeteu a uma bárbara destruição a cidade de Tskhinvali.



Os bombardeios mataram civis, ossetos, irmãs e
irmãos nossos, crianças, mulheres, idosos. Morreram mais de dois mil habitantes de Tskhinvali e dos arredores.



Morreram igualmente centenas de civis de nacionalidade georgiana, tanto na zona do conflito, como por todo o território da Geórgia.



O Comitê da Paz da Geórgia expressa profundas condolências aos familiares  e amigos dos falecidos.



Toda a responsabilidade por mais esta guerra fratricida, por milhares de crianças, mulheres e idosos mortos, pelos habitantes da Ossétia do Sul e da Geórgia cabe exclusivamente ao atual Presidente, ao Parlamento e ao  Governo da Geórgia.



A irresponsabilidade e o aventureirismo do regime de  Saakachvili não têm limites.



O Presidente da Geórgia e a sua equipa, sem dúvida, são criminosos e devem ser responsabilizados.



O Comitê da Paz da Geórgia, juntamente com todos os partidos progressistas e movimentos sociais da Geórgia, vai bater-se para que os organizadores deste monstruoso genocídio tenham uma punição severa e legítima.



O Comitê da Paz da Geórgia declara e pede à ampla opinião pública que não identifique a atual direcção georgiana com os povos da Geórgia, com a  nação georgiana, e apela a que apoie o povo georgiano na luta contra o regime criminoso de Saakachvili.



Apelamos a que todas as forças políticas da Geórgia, os movimentos sociais, o povo da Geórgia se unam para libertar o país do regime antipopular, russófobo e pró-fascista de Saakachvili!



O Comitê da Paz da Geórgia



Tbilissi, 11 de Agosto de 2008