Publicado 12/08/2008 10:30 | Editado 04/03/2020 16:54
A pesquisa de opinião Ibope/RPC divulgada segunda-feira mantém o quadro inalterado. Foram ouvidas 603 pessoas entre os dias 8, 9 e 10 de agosto. Eis os números: Beto Richa com 72%, o mesmo número registrado na pesquisa anterior; a petista Gleisi teve uma oscilação de 1% para cima, atingindo a marca cabalística de 13%, portanto dentro da margem de erro da pesquisa.
Já Fábio Camargo (PTB) apareceu com 4%. As outras candidaturas não pontuaram. Vale registrar que Moreira (PMDB) e Bruno Meirinho (PSOL), diferente da pesquisa do Datafolha, não atigiram 1%. Mais ainda: a margem de erro da atual pesquisa é de 4%, para cima ou para baixo, relativizando sobremaneira os atuais índices apontados pelo Ibope.
A leitura dos números nos leva para a seguinte conclusão: a pesquisa não pode ser um referencial consistente no momento, apenas indica um quadro do conhecimento acumulado das candidaturas, que já estão há mais tempo na mídia e contam com uma forte campanha de rua.
A candidatura do PCdoB – Gomyde/Ferrari – seguirá o seu traçado, apresentará uma plataforma política em contraposição ao atual modelo de gestão, sem cair na demagogia fácil ou no ilusionismo pretensamente de esquerda. Ou seja, uma concepção de cidade mais inclusiva, humana e democrática, buscando superar os atuais paradigmas do grupo dominante.
Para finalizar, lanço mão de uma conhecida metáfora. O conjunto da população sabe que existe uma campanha só que ninguém enxerga, tipo a cabeça de bacalhau. Desafio quem já viu alguma…
*Presidente Estadual do Partido e membro do Comitê Central