Sem categoria

Inácio Arruda comemora com Lula inaugurações no Ceará

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) chamou a atenção nesta terça-feira (19) para a visita que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, farão ao Ceará para a inauguração de obras e anúncios de f

O Terminal de Regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL) vai oferecer sete milhões de metros cúbicos/dia de gás natural, suficientes para atender, com folga, toda a demanda de termoelétricas do Ceará e do Rio Grande do Norte.



Do Pecém, o presidente e sua comitiva seguem para Quixadá, onde, às 12 horas, será inaugurada a segunda usina de biodiesel da Petrobrás, investimento de R$76 milhões, com uma capacidade de produção de 157 mil litros/dia. Como matérias primas, a usina vai utilizar o dendê, o girassol a mamona e o algodão, entre outras oleaginosas.



Segundo o senador, que fará parte da comitiva, esse projeto mobilizará 30 mil agricultores cearenses e norte-rio-grandenses no fornecimento de matéria prima para a usina.



Em Juazeiro do Norte, às 16 horas, o presidente irá inaugurar o Campus Cariri da Universidade Federal do Ceará (UFC) e entregar cinco mil títulos de regularização fundiária a agricultores da região. Depois retorna a Brasília.



O campus, de acordo com o senador vai beneficiar diretamente as populações dos municípios do Crato, Juazeiro e Barbalho, expandindo o ensino superior, até agora quase que restrito a Fortaleza, a capital.



Mais universidades



O parlamentar lembrou ainda o anúncio do presidente de que no município de Redenção será construída uma nova universidade federal destinada a acolher estudantes brasileiros, africanos e de outros países de colonização portuguesa, como o Timor Leste.



Outra promessa de Lula, reafirmada em reunião do presidente com o Conselho Político, na tarde desta terça-feira (19), é a construção de novas unidades de refino de petróleo pela Petrobras, uma delas no Ceará. Durante a solenidade no Porto do Pecém, será assinado um protocolo com o Governo do Ceará para a construção de uma refinaria “prêmio”, capaz de produzir 300 mil barris/dia destinados à exportação.



“Esse é um anseio de muitas décadas, numa luta que envolveu o governo, o empresariado e o movimento social. Nunca ninguém investiu tanto e com tanto impacto no Ceará como o governo do presidente Lula”, afirmou Inácio Arruda.



Agência Senado