Sem categoria

Lula desembarca em SP por vitória de Marta no 1º turno

Nem o frio de 13 graus deste sábado (30) deixou de levar 15 mil pessoas a estréia, em São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo, do presidente Luis Inácio Lula da Silva nas eleições de 2008. O presidente, que segundo a Datafolha atingiu recorde de p

(-Veja ao final da matéria galeria de fotos do comício de Lula)


 


Lula criticou a utilização de sua imagem por candidatos de partidos de oposição. “Sou presidente de todos os brasileiros, mas numa campanha política, é preciso dizer, eu só tenho um lado, que é o lado da Marta aqui em São Paulo”, declarou.


 


Ao falar do candidato à vice-prefeito pela coligação, Lula brincou: “eu sempre digo que o Aldo não ri. Aldo você precisa rir mais”, e emendou: “mas é preciso dizer que o Aldo é um grande articulador político e foi um grande presidente da Câmara. Eu tenho uma profunda confiança no Aldo Rebelo”.


 


Antes do comício, Lula participou de uma carreata em carro aberto por cerca de dois quilômetros das ruas do bairro, acompanhado da candidata petista e de seu vice, dos senadores correligionários Eduardo Suplicy e Aloísio Mercadante e dos deputados federais Luíza Erundina (PSB) e Arlindo Chinaglia (PT), presidente da Câmara.


 


A primeira aparição de Lula nos palanques destas eleições brindou o recorde de popularidade do presidente em São Paulo (49%) e também a pesquisa Ibope e Datafolha que apontam larga vantagem de Marta sobre o candidato tucano Geraldo Alckmin (PSDB).


 


Enquanto ocorria a carreata e o comício de Lula e Marta, Alckmin, outro ponto da mesma zona leste, tentava “minimizar” os resultados das pesquisas com um tímido “mutirão” que visitou apenas uma casa durante toda a manhã deste sábado.


 


Além dos candidatos à câmara municipal da coligação, também as centrais sindicais marcaram presença no comício deste sábado. Na quinta-feira (27), um encontro reuniu as centrais em apoio à candidata. “Esse é um dia histórico. É a primeira vez que um candidato tem apoio de todos os sindicatos”, disse Marta na ocasião.


 


Marta tem moral


 


O presidente Lula disse que nenhum candidato tem moral administrativa ou política para comandar a cidade de São Paulo como Marta Suplicy. “Ela (Marta) sabe como ninguém o que a população precisa. Essa região, por exemplo, precisa de muito carinho. E Marta sabe disso”, destacou o presidente.


 


O presidente disse que, caso Marta seja reeleita, ele terá uma afinidade melhor com ela, já que os dois são do mesmo partido. “Tenho lado nestas eleições. Em meu lado em São Paulo, é Marta Suplicy. Ela é minha companheira há mais de 30 anos, nos bons e nos maus momentos. Então, fica mais fácil da gente trabalhar juntos”, completou Lula, que também pediu um empenho maior da militância petista para ganhar as eleições.


 


“É preciso colocar o coração. Vereador que acha que vai ganhar as eleições distribuindo santinhos está errado”, disse o presidente.


 


A força da mulher na política


 


Lula se disse muito feliz por ver num mesmo comício Marta e Erundina e ressaltou a força da mulher na política. Ele disse que ambas foram vítimas de preconceito quando prefeitas de São Paulo.
Segundo o Presidente, os quatro anos em que Marta ficou fora da prefeitura foram importantes para a candidata ganhar sobriedade para o próximo mandato.


 


“Quatro anos fora da prefeitura lhe deram calejamento e seriedade para fazer o que não fez em seu primeiro mandato”, afirmou o Lula.  “A Marta me disse: 'quero ser prefeita para provar que serei melhor que os homens que governaram essa cidade'”, comentou o presidente.


 


Novo programa para saúde educação


 


Lula disse ainda que espera que o programa Farmácia Popular – que vende remédios mais baratos para a população de baixa renda – seja levado para todos os bairros da cidade se Marta for eleita prefeita da capital.
No comício, o presidente anunciou que irá assinar decreto na próxima semana estabelecendo a realização de exames oftalmológicos, dentários e de clínica geral em crianças nas escolas públicas de todo o país.


 


“Na semana que vem eu vou anunciar médico nas escolas. Nós estamos começando o programa. Vou fazer o decreto e depois vamos ter de comprar o material. Porque toda criança terá de fazer um teste de vista para saber se ela enxerga bem, um exame dentário para saber se a boquinha esta boa e não tem cárie e vai ter clínico geral para olhar a criança. Ou seja: quando a criança entrar na escola ela vai estar 100%. Se ela tiver problemas nós vamos tratar de cuidar dessa criança”, disse o presidente ao prevêr que o teste deverá estar pronto a partir do ano que vem.


 


Lula disse que em alguns casos a criança não consegue aprender porque tem problemas de visão. “Se uma criança, sobretudo mais pobre do Brasil, não comer vitamina A, ela vai perdendo a visão. E como não dói o olho, uma criança às vezes não se queixa de que não está enxergando. E a professora percebe que (a criança) não está aprendendo, mas pensa que ela é burra. Às vezes não está enxergando. A própria professora vai ter uma tabelinha para fazer um teste na criança. Se ela não estiver enxergando vai direto para o oftalmologista”, disse.


 


CEUs e metrô


 


No comício, Marta Suplicy ressaltou a importância dos CEUs (Centro Educacional Unificados)  e lembrou que o primeiro inaugurado em seu mandato como prefeita foi na zona leste e teve presença de Lula. Ela classificou de “chinfrim” a programação cultural nas unidades criadas pelo prefeito e candidato à reeleição, Gilberto Kassab (DEM).


 


Além disso, a candidata petista destacou que foi o governo de Lula que incluiu 51% da população na classe média. A candidata também reafirmou as críticas ao sistema de transportes da capital.


 


Na sexta (29), Marta disse que “o pouco de metrô que os tucanos construíram nos 14 anos de governo e 4 de prefeitura caiu”, em referência ao desabamento nas obras da Linha 4, no ano passado, que matou sete pessoas. A petista criticou ainda a construção da Linha 5, que, na sua opinião, “vai do nada a lugar nenhum”. No comício, Marta disse que terá a parceria do presidente Lula para ampliar o metrô e estender a malha da zona leste.


 


Amiga do povo


 


A candidata disse “a São Paulo de hoje não é a São Paulo de quando eu era prefeita”. Ela reafirmou que seus opositores não acreditaram no crescimento do país e por isso deixaram a capital paulista fora da rota de crescimento.


 


“São Paulo hoje é a São Paulo que o Lula está trazendo para o Brasil. É uma São Paulo que tem dinheiro em caixa”, falou Marta em referência aos recursos financeiros disponíveis atualmente no município. A candidata afirmou que seus adversários eleitorais representam a elite e maquiam a realidade e disse estar ao lado dos pobres, assim como o presidente.


 


“Temos dois campos nesta eleição. De um lado, Marta, Lula e o povo mais sofrido. De outro, os partidos que trabalham para a elite e maquiam a realidade”, declarou.


 


De acordo com o partido, o custo do evento foi de R$ 75 mil e o gasto com a visita do presidente ainda vai ser calculado e custeado pelo PT. Após a carreata em São Paulo, o presidente foi para São Bernardo, berço de sua trajetória política, onde participou do comício do candidato a prefeito Luiz Marinho (PT).


 


De São Bernardo, o presidente foi para a cidade vizinha, Diadema, onde participou de outro comício, desta vez para pedir voto para o candidato Mário Reali (PT). No domingo, o presidente estará no comício do candidato a prefeito de Santo André Vanderlei Siraque (PT).


 


Leia também:
– Efeito Lula: Kassab satiriza Marta; Alckmin pressiona Serra


 


Veja abaixo galeria de fotos do comício.


 



 


Fotos: Carla Santos