Chico Lopes: formação de pessoal é próximo passo em debates sobre refinaria

Em artigo publicado no jornal O Povo, o deputado federal Chico Lopes (PCdoB) propõe os próximos passos no debate relacionado à implantação da refinaria Premium da Petrobras no Complexo do Pecém, no Ceará. Lopes destaca a importância da formação de pessoal

Prego batido, ponta virada. O Ceará recebeu com orgulho a visita do presidente Lula para confirmar uma conquista fruto de décadas de luta em prol do desenvolvimento de nosso Estado. A Petrobras instalará no Pecém uma nova unidade de refino. Uma refinaria ''Premium'', especializada em produtos de alta elaboração e grande demanda pelo mercado.


 


Os termos técnicos podem até ser complicados, mas neste momento, certamente, todo o povo cearense tem a compreensão do progresso que esse empreendimento representa. Serão criados 90 mil empregos, com investimento de mais de R$ 11 bilhões e produção de até 300 mil barris de petróleo/dia. Em tempos de olhares do mundo para o Brasil, com as reservas petrolíferas na camada pré-sal, a nova refinaria ganha ainda mais importância.


 


Nós, que com o Movimento Pró-refinaria há tanto tempo estamos nessa luta, celebramos essa nova etapa de desenvolvimento para nosso Estado. Agora, precisamos buscar o próximo passo: a formação de pessoal para que os cearenses sejam os principais beneficiários dos empregos gerados pela refinaria e por outros grandes empreendimentos (usina de biodiesel, siderúrgica, projeto Itataia etc.).


 


Já mantivemos contatos com a UFC, e conclamamos todas as instituições de ensino profissionalizante, tecnológico e superior a um grande debate em torno da melhor forma de nos preparamos para essas oportunidades. A implementação de centros de engenharia, em Fortaleza e no Interior, pode ser uma importante medida no sentido de que, com velocidade e na direção certa, demos os próximos passos nessa caminhada.


 


 


 


Fonte: www.chicolopes.com.br