Brasil e Argentina abolirão dólar em comércio bilateral

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve assinar nesta segunda-feira (8) um acordo com sua colega argentina, Cristina Kirchner, que irá lançar oficialmente o uso de pesos (moeda argentina) e reais no comércio entre os dois países, abolindo o uso do dól

“Vamos abolir o dólar como moeda em nosso comércio”, disse o presidente. “É importante recordar que mais de 70% do que a Argentina exporta para o Brasil são produtos manufaturados. Isso significa mais valor agregado, mais produção, mais emprego. E isso representa um potencial extraordinário, porque a Argentina está em um processo de reindustrialização.”



Lula disse ser importante que o Brasil e a Argentina vejam um ao outro como sócios, e não como competidores, ao ser questionado sobre a imagem que o Brasil projeta de tomar decisões autônomas em questões como as da Rodada Doha, por exemplo. “É muito importante que Brasil e Argentina se vejam não como competidores, mas sim como sócios (…) Acredito, trabalho e aposto na integração da América do Sul e com mais empenho no fortalecimento do Mercosul”, disse Lula.



“A Argentina tem de ver o Brasil como um mercado de 190 milhões de habitantes, com o qual faz fronteira. Não são necessários navios e vôos de 14 horas para exportar. Basta atravessar uma ponte.”



Sobre a Rodada Doha, Lula disse que o Brasil tem consciência do papel que desempenha, e de como combinar isso com a cooperação com a Argentina para sua recuperação industrial. “O Brasil tem claro que, quanto mais harmônica for sua relação com a Argentina, mas produtiva ela será, mais contribuiremos para fortalecer o Mercosul e a integração sul-americana.”